Avaliação do tempo de atividade física e comportamento sedentário em pessoas com transtorno depressivo maior ou transtorno bipolar: concordância entre métodos subjetivo e objetivo

Resumo
A atividade física (AF) e o comportamento sedentário (CS) parecem ser indicadores potenciais do estado geral de saúde de pessoas com transtorno depressivo maior (TDM) e transtorno bipolar (TB). A avaliação dessas medidas depende de questionários padronizados de autorrelato, como o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) ou equipamentos eletrônicos, como acelerômetro. Estudos recentes com pessoas com esquizofrenia mostraram as discrepâncias entre o IPAQ e o acelerômetro. Entretanto, estudos de concordância para variáveis de AF e CS não foram realizados em pessoas com TDM ou TB.
Descrição
Palavras-chave
Saúde mental, Confiabilidade dos dados, Autorrelato, Saúde mental, Confiabilidade dos dados, Autorrelato
Citação
NASCIMENTO, R. B. Avaliação do tempo de atividade física e comportamento sedentário em pessoas com transtorno depressivo maior ou transtorno bipolar: concordância entre métodos subjetivo e objetivo. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.