Desafios o ensino bilíngue na construção de uma educação intercultural: o livro didático em questão

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Data
2020
Autores
Rost, Talita Destro
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Editor
UNISA
Resumo
As políticas públicas de educação, considerando os sentidos democráticos do ensino público, transformam as escolas públicas num espaço de cidadania e formação intercultural por meio do ensino da língua inglesa. Os valores de interculturalidade e de formação bilíngue dos alunos representam uma tendência na formação das novas identidades. Com uma metodologia apoiada na interdisciplinaridade, este trabalho tem como foco a análise da coleção de livros didáticos Way to English for Brazilian Learners, nas quatro etapas do Ensino Fundamental II. Essa obra foi adotada pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos de 2017 a 2019 e obteve um recorde de consumo nas escolas públicas em âmbito nacional. Seguindo os pressupostos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pergunta-se: como os conteúdos da obra examinada como o material documental da dissertação traduzem representações culturais comprometidas com a formação dos alunos sob a perspectiva do bilinguismo? Mediante a análise dos conteúdos dos quatro volumes, observam-se as tendências políticas e ideológicas de formação globalizante e pós-moderna dos alunos do ensino público brasileiro, tendo em vista uma perspectiva generalizante e universalizada dos conhecimentos a partir do exercício imperativo da língua inglesa como expressão internacionalizada dos saberes. O bilinguismo passa, assim, a fazer parte da formação intercultural dos alunos pertencentes à rede pública.
Descrição
Palavras-chave
Interculturalidade, Bilinguismo, Livro didático
Citação
ROST, T. D. Desafios o ensino bilíngue na construção de uma educação intercultural: o livro didático em questão. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.