Avaliação da percepção corporal em crianças e seus cuidadores por meio da utilização de dois instrumentos para classificação

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Machado, Henrique Mattos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A preocupação com a obesidade infantil se deve ao elevado risco de sua persistência na idade adulta, e pelos riscos de doenças agudas e crônicas a ela relacionadas. A percepção incorreta da própria imagem corporal pode levar adultos e crianças a comportamentos alimentares errôneos, da mesma forma como a percepção incorreta dos pais sobre o estado nutricional de seus filhos interfere na dinâmica alimentar do conjunto familiar, no comportamento alimentar da criança e na construção da autoimagem corporal da criança. Portanto, tornase de extrema importância, avaliar a percepção da imagem corporal dessas crianças e cuidadores, visando a prevenção de comportamentos alimentares não saudáveis e a busca de metas não reais de peso que podem afetar tanto seu crescimento como desenvolvimento. A viabilização de um instrumento de avaliação da percepção corporal de fácil aplicação, boa sensibilidade e confiabilidade e que produza resultados fidedignos se torna imprescindível.
Descrição
Palavras-chave
Crianças, Avaliação nutricional, Imagem corporal,
Citação
MACHADO, H. M. Avaliação da percepção corporal em crianças e seus cuidadores por meio da utilização de dois instrumentos para classificação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.