Frequência da brucelose canina em cães atendidos em campanhas de controle populacional animal na região sul do município de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Feitosa, Catherine Biondo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A domesticação de cães tornou a convivência do homem cada vez mais próxima e afetuosa com estes animais. Nos últimos anos, a forte interação da sociedade com os animais de companhia, faz com que a atenção á sanidade dos mesmos seja despercebida. Dentre as inúmeras doenças que acometem os cães, destaca-se, a brucelose canina como uma doença infectocontagiosa e de caráter zoonótico. A espécie de Brucella que acomete os cães é a Brucella canis, que ocasiona desordens reprodutivas em machos e fêmeas, prejuízos aos criadores de canis comerciais, além de apresentar riscos aos manipuladores e tutores dos cães por ser considerada uma importante zoonose que pode acometer o homem, através contato com animais infectados ou materiais contaminados por B. canis, de modo que, coloque em risco a saúde humana. O objetivo desde trabalho foi avaliar a ocorrência de anticorpos anti-B. canis e anti-B. abortus em cães provenientes da Ilha do Bororé localizada no extremo sul do município de São Paulo. Foram examinadas 50 amostras de soro de cães de idade e raças variadas e de ambos os sexos, colhidas durante campanhas de esterilização cirúrgica realizadas. Para a pesquisa de anticorpos anti-B. canis, as amostras foram testadas por meio do teste de imunoensaio cromatográfico. Quanto à pesquisa de anticorpos anti-B. abortus, as amostras foram submetidas à prova do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), reconizada pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Diante disso, de acordo com os resultados apresentados, conclui-se que, no local não foram encontrados resultados sorológicos positivos através do uso de provas sorológicas sensíveis e específicas para a detecção de B.canis e B. abortus.
Descrição
Palavras-chave
Brucella canis, Zoonose, Imunoensaio cromatográfico
Citação
FEITOSA, Catherine Biondo. Frequência da brucelose canina em cães atendidos em campanhas de controle populacional animal na região sul do município de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.
Coleções