Efeito paradoxal do antioxidante quercetina sobre a cinética e integridade de espermatozoides caprinos submetidos a criopreservação

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Borges, Marcelo Sant'Ana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Durante o processo de criopreservação ocorre a morte de um número significativo de espermatozoides em função da geração de altas concentrações de espécies reativas de oxigênio (EROS). Embora fundamentais para o desencadeamento de diversos eventos de sinalização celular, incluindo a regulação da maturação, capacitação, reação acrossomal e hiperativação espermática, altas concentrações de EROS podem levar a lesões irreversíveis à ultraestrutura da célula espermática das diferentes espécies domésticas. Como estudos anteriores demonstraram a efetividade do antioxidante quercetina (QC) para a proteção de células espermáticas, o objetivo desse estudo foi avaliar a incorporação de diferentes concentrações de QC aos meios diluidores voltados à manutenção de espermatozoides caprinos congelados. Ejaculados de 4 reprodutores adultos da raça Anglo Nubiana (n=4 ejaculados/bode) foram colhidos através de vagina artificial e diluídos em solução de Ringer com Lactato de Sódio aquecido à 37°C para remoção do plasma seminal através de centrifugação. As amostras espermáticas resultantes foram diluídas em meio TRIS gema de ovo frutose, atendendo a concentração de 120x106 espermatozoides/ml de meio e separados em grupos: G1 Controle (G1, sem adição de antioxidantes); G2 (adição de 10μM de quercetina no meio diluidor após a centrifugação); G3 (adição de 10μM de QC no diluidor antes da centrifugação) e G4 (adição de 10 μM antes e 10 μM após a centrifugação, totalizando 20μM de quercetina ao meio diluidor). Após a divisão dos tratamentos as amostras foram envasadas em palhetas de 0,5 ml e submetidas à curva de refrigeração em geladeira previamente ajustada a 5°C até a temperatura de estabilização, quando então foram transferidas para a congelação em vapor de nitrogênio líquido. As amostras foram avaliadas quanto à cinética espermática (ISAS V.1.2, Valência, Espanha) e submetidas à análise de integridade de membrana plasmática (IMP, %) em microscopia de epifluorescência. Os dados gerados foram avaliados através de modelo linear geral (GLM). Após o procedimento de congelação e descongelação foram observadas redução na motilidade espermática (P = 0,0014), motilidade progressiva (P = 0,0029) e velocidade de trajeto (P <0,0001) nos tratamentos com quercetina. A integridade da membrana plasmática foi melhor preservada (P = 0,0154) no grupo controle (35,47%) do que nos grupos com a introdução da QC (G2 = 32,56%; G3 = 32,38% e G4 = 26,74%) levando a crer em um efeito deletério dose dependente, onde a maior concentração de quercetina levou a uma menor preservação da integridade de membrana plasmática. Em conclusão, mesmo usando doses recomendadas pela literatura, o antioxidante quercetina teve efeitos tóxicos para os espermatozoides de caprinos submetidos a criopreservação.
Descrição
Palavras-chave
Caprinos, Congelação, Quercetina
Citação
BORGES, Marcelo Sant'Ana. A. Efeito paradoxal do antioxidante quercetina sobre a cinética e integridade de espermatozoides caprinos submetidos a criopreservação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.
Coleções