Prevalência de parasitas pulmonares em cães com alterações em trato respiratório posterior atendidos no hospital veterinário da Universidade Santo Amaro

Resumo
Vários parasitas de animais domésticos podem causar enfermidade pulmonar. A infestação ocorre como resultado da ingestão das formas infectantes, geralmente dentro de hospedeiros intermediários ou paratênicos, que posteriormente migram para os pulmões. Comumente, uma resposta inflamatória eosinofílica ocorre no parênquima pulmonar, causando sinais e sintomas clínicos em alguns animais infectados, mas não em todos. O presente trabalho teve como justificativa mostrar a importância do diagnóstico de infecções por parasitas pulmonares na clínica médica de pequenos animais e o projeto realizado teve como objetivo avaliar a prevalência dessas infecções na zona sul de São Paulo. Cães, machos ou fêmeas, de qualquer faixa etária e padrão racial, atendidos com alterações respiratórias no Hospital Veterinário da Universidade Santo Amaro, foram avaliados por meio de exame coproparasitológico de fezes, utilizando a técnica de Baermann. A colheita das amostras de fezes, o exame radiográfico do tórax e a anamnese do animal foram realizados após aceite dos proprietários e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. A prevalência das infecções por parasitas pulmonares encontrada foi de 0%, houve amostra positiva para outros parasitas como Isospora sp. e Giardia sp. Esse resultado pode ser justificado pelo pequeno grupo experimental selecionado, com muitos dos animais previamente vermifugados e, portanto, negativos, e acometidos por outras alterações pulmonares não relacionadas aos parasitas pulmonares. Sabe-se que a prevalência de parasitas pulmonares vem aumentando nos Estados Unidos, porém, pouco se conhece sobre a real prevalência deste parasitismo em animais do Brasil, havendo necessidade de estudos mais abrangentes.
Descrição
Palavras-chave
Oslerus osleri, Paragonimus kellicotti, Filaroides hirthi
Citação
GARCIA, D. M. Prevalência de parasitas pulmonares em cães com alterações em trato respiratório posterior atendidos no hospital veterinário da Universidade Santo Amaro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.
Coleções