Uma nova porta se abre: a inserção de travestis e transexuais no mercado de trabalho formal após o programa transcidadania

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Magalhães, Itálo Santos
Silva, Laiza Roque da Cruz
Oliveira, Lucicláudia da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O trabalho a seguir discorreu sobre uma análise de dados realizada com beneficiadas do Programa Transcidadania na cidade de São Paulo. O intuito deste trabalho foi verificar como o Programa Transcidadania impactou na empregabilidade de suas formadas (os) e como a (o) profissional de Serviço Social contribui nesse processo de formação. Tal objetivo surgiu a partir de indagações referentes a questão de violações no âmbito laboral de transexuais e travestis e de que forma o Serviço Social atua nessa demanda mais contemporânea. Utilizamos como metodologia de pesquisa, a pesquisa qualitativa, uma entrevista com duas assistentes sociais presentes no Programa Transcidadania e três beneficiadas do programa, usado como instrumentais um roteiro de questões e um gravador para registro das entrevistas. Conclui-se por meio do presente estudo quanto à efetividade do Programa Transcidadania na empregabilidade das pessoas transexuais e travestis, que o programa serve como suporte para um processo de autonomia e visibilidade dos direitos de suas beneficiadas. No que diz respeito ao trabalho das profissionais de Serviço Social, as mesmas apresentaram concreta contribuição nesse processo, além de atuarem de forma que entre em consonância com o Projeto Ético Político.
Descrição
Palavras-chave
Programa transcidadania, População TT, Serviço Social
Citação
MAGALHÃES, Itálo Santos; SILVA, Laiza Roque da Cruz; OLIVEIRA, Lucicláudia da Silva. Uma nova porta se abre: a inserção de travestis e transexuais no mercado de trabalho formal após o programa transcidadania. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.
Coleções