Ciências Econômicas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Impactos do novo coronavírus no setor de combustíveis
    (UNISA, 2022) Santos Júnior. Arnaldo Martins dos; Santos. Alberto dos
    O mundo foi assolado pela crise em saúde pública provocada pelo novo coronavírus. Com esta crise foram desencadeadas diversas consequências e grandes impactos no mundo. No campo econômico o isolamento social promovido pelos governos com intuito de diminuir a disseminação da COVID-19 provocou grande abalo em diversos setores, dentre eles o de combustível. A cadeia produtiva do mercado de combustíveis sofreu grande impacto, principalmente em razão do reduzido número de circulação de pessoas afetando diretamente o setor de transporte. Diante dessas características observou-se os efeitos proporcionados pela alta de preços e a desvalorização da moeda, levando a economia nacional em descompasso com o cotidiano da sociedade, bem como com o discurso de governo. O Estado por sua vez deve agir, de modo que estabeleça possíveis mecanismos de controle da inflação para que o mercado de combustível possa se recuperar no mercado.
  • Item
    Período de crise econômica no Brasil
    (UNISA, 2023) Santos. Danielly de Fatima Domingues
    Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica narrativa sobre "Técnicas de pesquisa em economia: períodos de crise econômica no Brasil". O objetivo geral deste estudo foi investigar as técnicas de pesquisa em economia utilizadas para estudar períodos de crise econômica no Brasil e suas implicações sociais e econômicas. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos objetivos específicos, como analisar as políticas públicas adotadas pelo governo brasileiro em períodos de crise econômica e identificar as causas das crises econômicas no Brasil. A metodologia utilizada incluiu a revisão de literatura relevante e a análise de dados de fontes secundárias. A pesquisa revelou que as técnicas de pesquisa em economia são essenciais para o estudo de períodos de crise econômica no Brasil, e que as políticas públicas desempenham um papel importante na recuperação econômica. Além disso, a pesquisa identificou lacunas na literatura atual, sugerindo a necessidade de pesquisas adicionais para aprimorar o conhecimento atual e enriquecer a discussão sobre o tema. As considerações finais destacam a importância da continuidade da pesquisa no assunto para promover avanços futuros e contribuir para o campo acadêmico e para a sociedade em geral.
  • Item
    Economia em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e perspectivas no Brasil
    (UNISA, 2023) Santos Júnior. Arnaldo Martins dos
    Este projeto tem por objetivo analisar os impactos da pandemia da COVID-19 na economia global, com ênfase nas consequências para o Brasil. São apresentados alguns dos desafios enfrentados pelo país, como a queda no produto interno bruto, o aumento do desemprego e da pobreza, a redução da arrecadação de impostos e a alta do endividamento público. Diante desse cenário, são discutidas possíveis e políticas públicas que podem contribuir para a retomada da economia, como o fortalecimento do sistema de saúde, a implementação de políticas de renda e ações de proteção social, o estímulo ao investimento em setores estratégicos e a adoção de medidas fiscais e monetárias adequadas. Além disso, é enfatizada a importância da cooperação internacional na luta contra a pandemia e seus impactos econômicos. A solidariedade entre os países é fundamental para a superação dos desafios atuais e para a construção de um futuro mais justo e sustentável.
  • Item
    Queda do poder de compra e aumento da pobreza: um olhar em meio à crise da COVID-19
    (UNISA, 2022) Valentim, Luis Guilherme de Oliveira; Rocha, Islany Mirelly de Paiva
    Em um período atípico de pandemia, o mundo se viu imerso numa crise sanitária e econômica. As consequências no Brasil se refletem especialmente na perda do poder de compra da população e no aumento da pobreza e desigualdade. O panorama político e econômico revela que ainda há bastante espaço para a busca de melhorias e propostas que resolvam os problemas dos indivíduos em situação de vulnerabilidade. As políticas aplicadas nesse período se manifestam como transferência de renda, contudo, essa resolução é apenas de curto prazo, se tornando ineficiente a longo prazo. Nesse sentido é necessária uma mudança na dinâmica dessas políticas, proporcionando oportunidades para que essa população vulnerável saia dessa situação e tenham uma fonte de renda própria, sendo assim o subsídio uma alternativa a curto prazo.
  • Item
    A alta dos preços e a inflação elevada
    (UNISA, 2022) Santos. Alberto dos; Souza. Deni Wilson da Silva
    Apresentação do Projeto Integrador I – Técnicas em pesquisa em Economia, referente ao 5o Módulo do Curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santo Amaro, com a proposta de desafio de pesquisa aberta sobre temas de economia, elaborado em forma de artigo científico no patrão ABNT. As questões econômicas principais abordadas na conjuntura econômica, envolvendo tanto o cenário externo quanto o cenário interno econômico, foram: o aumento de preços, valorização e desvalorização na taxa de câmbio, taxas de juros e elevação de impostos e tarifas públicas. Apresentando pesquisas relacionadas a alta dos preços dos principais itens que influenciaram na elevada taxa de juros que fechou o ano de 2021.