Qualidade do sono em pacientes submetidos a reabilitação cardiopulmonar na clínica de fisioterapia da Universidade Santo Amaro

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Galvão, Angélica Alves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O sono é um processo biológico complexo que se alterna com os períodos de vigília. Os distúrbios do sono afetam +75% dos pacientes com insuficiência cardíaca e resultam em dificuldade para induzir ou manter o sono, acordar cedo demais e não conseguir adormecer novamente, além da sonolência excessiva. Portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam uma qualidade do sono reduzida, caraterizada por menor eficiência do sono, maior latência para o início do sono e fragmentação da arquitetura do sono. A covid-19 e seu contexto associado podem, ao afetar o sono, afetar outros ritmos circadianos e processos relacionados ao sono, tais como a cognição e a função imunológica. Os Programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, por meio das atividades físicas propostas, podem proporcionar efeitos semelhantes aos dos fármacos indutores do sono e melhorar o sono dos que participam do programa.
Descrição
Palavras-chave
Qualidade do sono, Doença cardiopulmonar, Covid-19
Citação
GALVÃO, Angélica Alves. Qualidade do sono em pacientes submetidos a reabilitação cardiopulmonar na clínica de fisioterapia da Universidade Santo Amaro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)—Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2022.
Coleções