Ciências Econômicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Econômicas por Autor "Santos. Alberto dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alta dos preços e a inflação elevada(UNISA, 2022) Santos. Alberto dos; Souza. Deni Wilson da SilvaApresentação do Projeto Integrador I – Técnicas em pesquisa em Economia, referente ao 5o Módulo do Curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santo Amaro, com a proposta de desafio de pesquisa aberta sobre temas de economia, elaborado em forma de artigo científico no patrão ABNT. As questões econômicas principais abordadas na conjuntura econômica, envolvendo tanto o cenário externo quanto o cenário interno econômico, foram: o aumento de preços, valorização e desvalorização na taxa de câmbio, taxas de juros e elevação de impostos e tarifas públicas. Apresentando pesquisas relacionadas a alta dos preços dos principais itens que influenciaram na elevada taxa de juros que fechou o ano de 2021.
- ItemImpactos do novo coronavírus no setor de combustíveis(UNISA, 2022) Santos Júnior. Arnaldo Martins dos; Santos. Alberto dosO mundo foi assolado pela crise em saúde pública provocada pelo novo coronavírus. Com esta crise foram desencadeadas diversas consequências e grandes impactos no mundo. No campo econômico o isolamento social promovido pelos governos com intuito de diminuir a disseminação da COVID-19 provocou grande abalo em diversos setores, dentre eles o de combustível. A cadeia produtiva do mercado de combustíveis sofreu grande impacto, principalmente em razão do reduzido número de circulação de pessoas afetando diretamente o setor de transporte. Diante dessas características observou-se os efeitos proporcionados pela alta de preços e a desvalorização da moeda, levando a economia nacional em descompasso com o cotidiano da sociedade, bem como com o discurso de governo. O Estado por sua vez deve agir, de modo que estabeleça possíveis mecanismos de controle da inflação para que o mercado de combustível possa se recuperar no mercado.