DSpace Unisageneral-feed.descriptionhttp://dspace.unisa.br2024-03-29T10:55:02Z2024-03-29T10:55:02Z2016115º Tabelionato de NotasGazzetta, Luiz Antôniohttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/16402024-03-06T14:17:34Z2022-01-01T00:00:00Zdc.title: 15º Tabelionato de Notas
dc.contributor.author: Gazzetta, Luiz Antônio
dc.description.abstract: Para esse Projeto Integrador 1 foi realizada a pesquisa sobre uma organização privada atuante no segmento público com diversos anos e conhecida pela população que a utiliza. E, por se tratar de um projeto voltado ao atendimento cartorário e suas implicações empresariais, sociais e legais, procurou-se, dentro das limitações de tempo e de consultas, quer pessoais ou informatizadas, dar uma visão de como esse setor atua na sociedade.
Por se tratar de uma organização com atendimento ao público em geral e em decorrências das imposições legais e de sigilos documentais, não houve, por parte da organização pesquisada, as prestações das informações ou dos dados solicitados para a complementação do projeto, assim, o desenvolvimento do Projeto Integrador 1 se deu, em sua
maior parte, através de pesquisas via sistema informatizado e aberto à consultas, bem como de visita presencial à organização.
2022-01-01T00:00:00Z50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumirLana, Milza MoreiraTavares, Selma Aparecidahttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/16952023-08-15T02:02:11Z2010-01-01T00:00:00Zdc.title: 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir
dc.contributor.author: Lana, Milza Moreira; Tavares, Selma Aparecida
dc.description.abstract: Este livro traz informações sobre 50 espécies de hortaliças. Para cada espécie, as informações foram divididas em 3 partes: comprar, conservar e consumir.
2010-01-01T00:00:00Z50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumirLana, Milza Moreirahttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/16892024-03-06T14:18:33Z2010-01-01T00:00:00Zdc.title: 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir
dc.contributor.author: Lana, Milza Moreira
dc.description.abstract: Este livro é um convite à descoberta de inúmeras possibilidades de alimentação saudável e saborosa. Descubra que hortaliça não é só salada, que couve não serve só para acompanhar feijoada, que quiabo é muito mais que baba, que bertalha não é um ser de outro planeta e muito mais.
2010-01-01T00:00:00ZA afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação socialCoutinho, Joelma Aparecida Rhttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/21212023-12-23T02:01:46Z2015-01-01T00:00:00Zdc.title: A afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação social
dc.contributor.author: Coutinho, Joelma Aparecida R
dc.description.abstract: Esta pesquisa abordou a trajetória de vida de mulheres negras, vítimas de duas opressões históricas cunhadas de racismo e machismo. A pesquisa teve como foco
principal o cabelo crespo, sendo este um dos maiores símbolos da identidade negra, porém, oprimido pelos padrões de beleza machistas e racistas. Foi possível
compreender como a militância política de mulheres negras pode contribuir com a quebra de padrões acerca de suas identidades e auxiliar na compreensão do contexto sócio histórico em que estão inseridas. Sendo realizada pesquisa de campo junto a mulheres negras participantes de coletivos das periferias de São Paulo que defendem a autoestima do povo negro, por meio da busca da identidade africana.
2015-01-01T00:00:00ZA afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação socialCoutinho, Joelma Aparecida Rhttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/21292023-12-23T02:04:09Z2015-01-01T00:00:00Zdc.title: A afirmação da identidade étnica da mulher negra como processo de emancipação social
dc.contributor.author: Coutinho, Joelma Aparecida R
dc.description.abstract: Esta pesquisa abordou a trajetória de vida de mulheres negras, vítimas de duas opressões históricas cunhadas de racismo e machismo. A pesquisa teve como foco
principal o cabelo crespo, sendo este um dos maiores símbolos da identidade negra, porém, oprimido pelos padrões de beleza machistas e racistas. Foi possível compreender como a militância política de mulheres negras pode contribuir com a quebra de padrões acerca de suas identidades e auxiliar na compreensão do contexto sócio histórico em que estão inseridas. Sendo realizada pesquisa de campo junto a mulheres negras participantes de coletivos das periferias de São Paulo que defendem a autoestima do povo negro, por meio da busca da identidade africana.
2015-01-01T00:00:00ZA alta dos preços e a inflação elevadaSantos. Alberto dosSouza. Deni Wilson da Silvahttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/10772024-03-06T14:18:06Z2022-01-01T00:00:00Zdc.title: A alta dos preços e a inflação elevada
dc.contributor.author: Santos. Alberto dos; Souza. Deni Wilson da Silva
dc.description.abstract: Apresentação do Projeto Integrador I – Técnicas em pesquisa em Economia, referente ao 5o Módulo do Curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santo Amaro, com a proposta de desafio de pesquisa aberta sobre temas de economia, elaborado em forma de artigo científico no patrão ABNT. As questões econômicas principais abordadas na conjuntura econômica, envolvendo tanto o cenário externo quanto o cenário interno econômico, foram: o aumento de preços, valorização e desvalorização na taxa de câmbio, taxas de juros e elevação de impostos e tarifas públicas. Apresentando pesquisas relacionadas a alta dos preços dos principais itens que influenciaram na elevada taxa de juros que fechou o ano de 2021.
2022-01-01T00:00:00ZA aplicação da luz pulsada no tratamento do rejuvenescimento facialSantos, Sabrina Almeida doshttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/14802023-12-23T02:02:04Z2022-01-01T00:00:00Zdc.title: A aplicação da luz pulsada no tratamento do rejuvenescimento facial
dc.contributor.author: Santos, Sabrina Almeida dos
dc.description.abstract: A pele é responsável pela proteção contra agressões externas e proteção imunológica. A pele é organizada em 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. O envelhecimento cutâneo é discernido por 2 processos distintos, sendo induzido pelos chamados fatores intrínsecos e extrínsecos. Fontes de luz intensa pulsada (LIP) são implantadas para tratar alterações vasculares e obter suavização da pele.
2022-01-01T00:00:00ZA Arbitragem como Ferramenta de Resolução de Disputas no Direito Securitário BrasileiroSantos, Ana Cintia Cirqueirahttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/19722023-11-18T02:00:38Z2023-01-01T00:00:00Zdc.title: A Arbitragem como Ferramenta de Resolução de Disputas no Direito Securitário Brasileiro
dc.contributor.author: Santos, Ana Cintia Cirqueira
dc.description.abstract: O artigo em questão discute a aplicação da arbitragem no Direito de Seguros no Brasil, abordando suas características, vantagens e desvantagens, bem como a regulamentação
jurídica atual e os principais desafios enfrentados. A arbitragem é apresentada como uma alternativa eficaz para a resolução de conflitos nesse campo, devido à complexidade dos
contratos de seguros e à necessidade de decisões rápidas e especializadas. O artigo começa contextualizando a evolução histórica do Direito de Seguros no mundo, desde as antigas
civilizações até os dias atuais, destacando a regulamentação e o desenvolvimento desse setor ao longo dos séculos. Em seguida, é abordada a evolução do Direito de Seguros no Brasil,
desde a fundação da primeira empresa de seguros em 1808 até a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e as recentes mudanças no mercado de
seguros no país. Em relação à arbitragem, o artigo explica sua aplicação tanto no Brasil quanto no mundo, destacando a regulamentação nacional e as convenções internacionais
que estabelecem as regras e procedimentos para esse método de solução de conflitos. Instituições de arbitragem brasileiras são mencionadas, bem como organizações
internacionais que oferecem serviços de arbitragem. A relação entre arbitragem e Direito Securitário é explorada, ressaltando a aplicabilidade desse método na resolução de disputas
contratuais e controvérsias envolvendo indenizações de seguros. A especialização dos árbitros nessa área é apontada como uma dificuldade, pois o setor de seguros é complexo e
requer um entendimento aprofundado das questões técnicas e regulatórias. A confidencialidade das informações também é apontada como um desafio, considerando a
sensibilidade dos dados envolvidos em disputas de seguro.Para mitigar essas dificuldades, o artigo sugere possibilidades, como investir em capacitação e formação especializada para os
árbitros, promover a colaboração entre academia e prática, incentivar a especialização dos árbitros em direito securitário, manter a atualização constante dos árbitros e promover o
intercâmbio internacional de conhecimento.Em suma, o artigo apresenta uma visão geral sobre a arbitragem no Direito de Seguros no Brasil, discutindo sua aplicação, vantagens,
desafios e possibilidades de aprimoramento.
2023-01-01T00:00:00ZA arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum CurricularCanto, Luana Grohehttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/3012023-06-26T13:13:58Z2021-01-01T00:00:00Zdc.title: A arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum Curricular
dc.contributor.author: Canto, Luana Grohe
dc.description.abstract: Os contos de fadas revelam um mundo de encantamento, beleza, magia e são tramados por enredos repletos de imagens que contribuem para a formação da criança. Os objetivos deste estudo serão analisar quais estratégias didáticas ao narrar contos de fadas podem promover experiências que permitam que a criança, de 4 anos a 5 anos e 11 meses, faça descobertas sobre si mesma e sobre os outros, considerando os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular e se os contos de fadas podem contribuir para a formação pessoal e social da criança. As pesquisas serão de caráter interdisciplinar por relacionar as áreas da literatura, da psicologia e da educação. A investigação será bibliográfica e documental, somada à análise do conto “Bicho de Palha”, de Câmara Cascudo, para nortear a construção metodológica desta investigação, tendo como referencial teórico os estudos do imaginário na perspectiva do Carl Gustav Jung e Marie-Louise von Franz para analisar as contribuições acerca do imaginário e dos contos de fadas para a formação da criança, relacionando-as com os campos de experiências apontados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
2021-01-01T00:00:00ZA arteterapia aplicável nos espaços de apoio pedagógicoConrado, Rosana Salvinihttp://dspace.unisa.br/handle/123456789/22672024-03-06T14:17:34Z2017-01-01T00:00:00Zdc.title: A arteterapia aplicável nos espaços de apoio pedagógico
dc.contributor.author: Conrado, Rosana Salvini
dc.description.abstract: Este artigo apresenta possibilidades de trabalho pedagógico especializado, por meio da Arteterapia, com alunos da rede municipal de São Sebastião - litoral norte de SP.
Consideram-se não só as propostas de teóricos da área, mas também os documentos que regulamentam a educação especial e, mais propriamente, a inclusão, já que esse trabalho focaliza o atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais. Utilizamos como referência a Gestalt-Terapia, que concebe
o indivíduo como um sistema aberto, que se desenvolve por meio de intercâmbios criativos com o ambiente. Nesse contexto, a Arteterapia se utiliza de mediadores artísticos, que são os meios empregados com a finalidade de criação, expressão e comunicação, e os EAPEs passam a ser settings arteterapeuticos. Para exemplificar de que forma a Arteterapia pode ser aplicada a diferentes alunos nesses espaços de aprendizagem, utilizamos como referência o que orienta o MEC (2003) e o que a bibliografia da área considera relevante. Tão importante quanto os conteúdos curriculares que se desenvolvem em sala de aula regular, o trabalho terapêutico, de estimulação sensorial e cognitiva, de inclusão e aceitação de si mesmo, considerando as próprias fragilidades, mas, sobretudo, as potencialidades é que leva o profissional do EAPE a possibilitar aos seus alunos o encorajamento e o estabelecimento de relações com o ambiente físico e social, que oportuniza o desenvolvimento de suas competências, estimula a atenção e a criatividade e favorece o bem-estar emocional.
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