Psicopedagogia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 33
  • Item
    A influência da família na construção da modalidade de aprendizagem
    (UNISA, 2018) Santos, Nayara Machado dos
    O artigo tem como objetivo refletir de que a forma a dinâmica familiar pode interferir na construção da modalidade de aprendizagem do sujeito. Buscou-se compreender a influência da família na construção da modalidade de aprendizagem, evidenciando a família como primeiro ensinante do sujeito, sendo ela o ponto de partida para que a criança desenvolva uma modalidade de aprendizagem saudável. Apresentamos a importância do olhar do psicopedagogo para toda a família, a fim de trazer o equilíbrio necessário para uma boa construção da modalidade de aprendizagem da criança, que muitas vezes não acontece devido a algum problema existente na dinâmica familiar. Em muitas situações, a família considera que a dificuldade de aprendizagem existente na criança se deve somente à mesma, não levando em consideração os aspetos que fazem parte de sua formação integral.
  • Item
    A música e a neurociência no processo de desenvolvimento humano
    (UNISA, 2017) Campos, Simone Maria de
    Este artigo tem com finalidade mostrar a música no desenvolvimento humano, sua extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação. Ela é mencionada como sendo capas de estimular a memória não verbal; um elemento de aplicação nas funções cerebrais, que envolve um armanezamento de símbolos organizados e que estimula a capacidade de retenção e memorização.
  • Item
    Dinâmica Famíliar: fator patologizante na formação do indivíduo ?
    (UNISA, 2009) Gouveia, Maíra Bedran
    Este trabalho foi realizado considerando que cada vez mais as famílias apresentam falta de estrutura familiar, e, consequentemente, ausência de uma relação saudável. Por meio de um amplo campo teórico, o estudo teve por objetivo identificar e relacionar a influência da dinâmica familiar na formação da personalidade do indivíduo, bem como conhecer as possíveis dificuldades de aprendizagem causadas e os tratamentos para essas patologias. Neste contexto, a terapia psicopedagógica é de grande relevância, pois a partir de um trabalho de atuação clínica voltado também para intervenções no contexto familiar, é possível despertar no sujeito a capacidade para retornar a aprender e na família a aceitação pelo que ele é e não pelo que esperavam dele.
  • Item
    A psicopedagogia na prevenção de dificuldades de aprendizagem
    (UNISA, 2017) Silva, Laryssa Marques Romeu
    Dentro da Psicopedagogia é possível seguir por uma abordagem clínica/curativa, ou por uma abordagem preventiva, ainda pouco discutida possivelmente por nossa cultura de investir mais em tratamento do que em prevenção. Visando justamente ampliar a discussão sobre essa abordagem, o presente trabalho apresentará considerações gerais sobre a psicopedagogia, porém, enfatizando a importância da prevenção das dificuldades de aprendizagem e a importância da escola nesse processo. O psicopedagogo dentro da instituição escolar assume o papel de parceiro da equipe e visará o resgate do prazer de ensinar e de aprender.
  • Item
    Aplicabilidade dos jogos na psicopedagogia
    (UNISA, 2008) Ghandour, Ana Rajkiewicz
    Nosso trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões e ações que possam fazer da prática psicopedagógica um espaço para a autoria de pensamento através do resgate do lúdico através da utilização de jogos. Para tanto, levantou-se vasta bibliografia específica e, após este levantamento, buscou-se inventariar uma relação de jogos descritos minuciosamente para servir de repertório aos profissionais e demais interessados na temática. A Psicopedagogia trabalha com o processo de aprendizagem humana, observando como o meio pode interferir favoravelmente ou não no desenvolvimento de um indivíduo. Assim, nesta pesquisa, buscou-se esclarecer como a utilização dos jogos na Psicopedagogia pode favorecer a autoria de pensamento daqueles que nela se baseiam em seu processo de amadurecimento. Tal inventário teve como eixo norteador as habilidades a serem trabalhadas a partir de cada jogo de modo a desencadear consciência de si, do outro e do meio, das relações interpessoais, bem como das regras necessárias para o alcance de determinadas habilidades e relações interpessoais.