1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio
1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio
Data
2020
Autores
Costa, Sarah Cristina da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar a ciência genética dentro da disciplina Biologia, com enfoque na primeira Lei de Mendel e suas aplicações.
Do mesmo modo foi evidenciada a importância que a genética possui para a sociedade, desde o século passado. Para a elaboração deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se livros do Ensino Superior e artigos disponíveis na Internet, que serviram como fundamento para a sua realização. Livros didáticos do Ensino médio foram avaliados de acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e serviram de base para a elaboração da aula e do plano de aula. Neste estudo foi possível analisar o que se pensava anteriormente aos trabalhos de Mendel e à redescoberta das leis que deram base ao Mendelismo, bem como ao método de trabalho de Mendel, seus experimentos e conclusões. Em um segundo momento, foi aplicado o teste de qui-quadrado a fim de se analisar os resultados obtidos por Mendel em suas experiências com cruzamentos de ervilhas. A análise desses resultados por esse teste estatístico mostrou que os valores obtidos nesses experimentos eram, com altas probabilidades, compatíveis com a proporção fenotípica esperada de 3:1, na geração F2 (segunda geração filial).
Descrição
Palavras-chave
Biologia, 1a Lei de Mendel, Ervilhas, Genética, Teste do Quiquadrado
Citação
COSTA, Sarah Cristina da Silva. 1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.