Avaliação dos parâmetros cardiocirculatórios em pacientes submetidos à cirurgia de implante sob a ação, ou não, do óxido nitroso

Imagem de Miniatura
Data
2005
Autores
Kawakami, Paulo Yataro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A finalidade deste estudo foi a de avaliar os parâmetros cardiocirculatórios (pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, pressão arterial média, frequência cardíaca, saturação de oxigênio) e os níveis séricos de catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e dopamina), durante a cirurgia para colocação de implantes. Dez pacientes, com idade entre 18 e 65 anos, normotensos, receberam 2 cirurgias para colocação de implantes na maxila e/ou mandíbula, perfazendo um total de 20 cirurgias. Foram monitorados nos períodos pré, trans e pós-operatórios, através de monitor automático não invasivo para pressão arterial e frequência cardíaca, (MX3- Emae-Transmae-SP-Brasil), de modo contínuo a cada 2 minutos. Os parâmetros cardiovasculares foram obtidos nas fases: (F1) por 15 minutos, durante o preparo do paciente (Período Basal); (F2) por 2 minutos antes da anestesia; (F3) durante a anestesia infiltrativa; (F4): imediatamente após a anestesia, (F5) 2 minutos após a anestesia; (F6) durante a incisão e descolamento; (F7) durante a perfuração para a colocação dos implantes; (F8) durante a colocação do implante: (F9) durante a sutura: (F10) ao término da cirurgia; (F11) aos 10 minutos após o término do procedimento cirúrgico. Os níveis do cortisol e das catecolaminas endógenas foram obtidos nos períodos: (F1) antes, (F7) durante e (F11) após a cirurgia. Os pacientes foram divididos em 2 Grupos: Grupo A (sem o uso do Óxido Nitroso e Oxigênio) e Grupo B (sob a ação do Óxido Nitroso e Oxigênio). Não foram encontradas, nos 2 grupos estudados, alterações nos parâmetros cardiocirculatórios, durante as cirurgias de colocação de implantes. Quando comparados entre si os grupos apresentaram diferenças estatisticamente significantes na Frequência Cardíaca, na saturação de Oxigênio e nos níveis séricos de Dopamina. O uso da sedação com Óxido Nitroso e Oxigênio mostrou-se seguro, quanto aos parâmetros cardiocirculatórios, neste modelo experimental.
Descrição
Palavras-chave
Mudanças Cardiocirculatórias , Cortisol, Epinefrina, Norepinefrina, Stress, Dopamina
Citação
KAWAKAMI, Paulo Yataro. Avaliação dos parâmetros cardiocirculatórios em pacientes submetidos à cirurgia de implante sob a ação, ou não, do óxido nitroso. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2005.