Brinquedoteca: Um espaço sócio-ocupacional do Assistente Social
Brinquedoteca: Um espaço sócio-ocupacional do Assistente Social
Data
2009
Autores
Anjos, Eliane dos
Goes, Samira Silva de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso teve a finalidade de analisar e compreender o espaço sócio-ocupacional do profissional de Serviço Social na brinquedoteca do Parque Francisco Rizzo em Embu das Artes, sendo esse um processo de prevenção através do belo, do lúdico, da cultura e da educação. A investigação terá a intenção de verificar como se processa o trabalho do Assistente Social na brinquedoteca. Fizemos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica utilizando a seguinte referencia bibliográfica: FREIRE, Delors e Buitoni a respeito da Educação; DEMO, Política Social, Educação e Cidadania; Martins, Exclusão, pobreza e classes sociais indicando e fornecendo a fundamentação teórica para melhor compreensão do objeto de estudo, definição da hipótese e objetivo da pesquisa, construção dos instrumentos metodológicos, para coleta de dados e analise. A pesquisa de campo incluiu observações com visitas a brinquedoteca com um grupo de quatro a cinco crianças com idade entre 10 e 16 anos, funcionários e a profissional de Serviço Social, utilizamos o critério de roteiro pré-estabelecido, semi estruturado que foi composto de perguntas, o que permitiu aos entrevistados exporem de forma informal suas experiências e expressarem seus sentimentos em relação à
importância do brincar e o que a brinquedoteca facilita e possibilita para cada um, as quais foram de extrema importância para confirmação da hipótese pesquisada.
Descrição
Palavras-chave
Brinquedoteca, Educação, Brincar
Citação
ANJOS, Eliane dos; GOES, Samira Silva de. Brinquedoteca: Um espaço sócio-ocupacional do Assistente Social. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)- Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2009.