Cibercultura, educação e sociedade: percepções dos atores sociais na imprensa brasileira (1999-2018)

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Oliveira, Angela Divina de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Investiga-se o passado a fim de verificar as relações complexas estabelecidas entre paradigmas e técnicas empregadas no sistema educacional por meio das tecnologias de comunicação digital; apresenta-se conceitos sobre o campo da cultura digital na educação vendo-os no contexto da sociedade em rede; identifica-se as percepções dos atores sociais sobre as oportunidades de enriquecimento dos processos educativos com auxílio dos elementos disponibilizados no ciberespaço. Como campo analítico, verifica-se os significados da cibercultura enquanto estratégia para o ensino-aprendizagem, com base nas teorias comunicacionais desenvolvidas por Manuel Castells e Pierre Lévy, concepções entrecruzadas pelos conceitos de Franco Cambi e Paulo Freire; os fenômenos educativos são vistos nas dimensões histórico-sociais, com base em Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Edgar Morin e Bauman. A visão social sobre o tema apoia-se empiricamente em notícias jornalísticas ilustradas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo (1999-2018). Os resultados aferidos demonstram a influência das tecnologias digitais no universo educacional no sentido de aceitação entusiástica, mas ao mesmo tempo, evidenciaram o desconhecimento e incompreensão sobre o alcance do emprego da TDICs nos processos educacionais, sua extensão e profundidade.
Descrição
Palavras-chave
Cibercultura, Sociedade em rede, Educação
Citação
OLIVEIRA, A.D. Cibercultura, educação e sociedade: percepções dos atores sociais na imprensa brasileira (1999-2018). 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.