Segurança do Trabalho

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 23
  • Item
    Tratamento de água - riscos ocupacionais
    (UNISA, 2014) Silva, Abenildo Ferreira da; Bahia, Ariadna Mendes Viana; Santos, Ivaneide Francisca; Silva, Janaina de Sousa
    Este trabalho tem como objetivo geral identificar os riscos ocupacionais gerados a partir das atividades realizadas no tratamento de água na Estação de Tratamento Alto da Boa Vista. O trabalho relata todas as fases do tratamento de água que possui um sistema bastante complexo. Apresenta também os tipos de produtos químicos adicionados a cada etapa do processo que podem afetar a saúde do trabalhador. No transcorrer do estudo são relacionados os riscos ambientais identificados nas diversas atividades do setor, bem como são apresentadas algumas recomendações para minimizar e ou neutralizar os riscos ambientais, e ainda as principais medidas de prevenção.
  • Item
    Análise de risco: construção civil
    (UNISA, 2013) Moraes, Elda Roana de Oliveira Corrêa; Lucena, Heloisa Bruna Alves Monteiro
    O Presente trabalho tem como objetivo, identificar os riscos existentes na construção civil e como evita-los.
  • Item
    Análise de riscos ocupacionais com ênfase na ergonomia
    (UNISA, 2013) Campos, Regiane Tavares de
    O Presente trabalho tem como objetivo, fazer uma análise e controle do ambiente de trabalho, através de uma visita tecnica onde se pode reconhecer as possíveis fontes que podem está contribuindo para o surgimento de doenças ocupacionais ergonômicas, ou acidentes oriundos do ambiente onde se executa as tarefa.
  • Item
    Riscos da Exposição ao Amianto
    (UNISA, 2013) Santos, Djalma Almeida dos; Neto, Jorge Gomes Mourão; Silva, Pollyana Christina Miranda da; Silva, Wanderson Henrique Ferreira da
    Introdução: O asbesto é uma fibra mineral largamente utilizada na indústria, principalmente na fabricação de telhas, caixas d’ água, revestimentos, etc. De origem grega foi referido no século 70 a.C. por sua característica indestrutível pelo fogo e incorruptível , além da alta durabilidade, capacidade de filtragem , isolamento elétrico e acústico e flexibilidade. A presente pesquisa justifica-se por ser um problema antes associado exclusivamente aos trabalhadores das minas de extração do amianto (asbesto), hoje indiscutivelmente comprovado ser um problema de saúde publica, tendo em vista que seus danos se estendem aos familiares dos trabalhadores e vizinhos das instalações na medida em que os resíduos se depositam no meio ambiente e não podem ser destruídos. Objetivos: Associar estatísticas de afastamentos dos trabalhadores expostos ao amianto longo dos anos e as doenças relacionadas à exposição direta e indireta ao produto (asbesto). Apresentando propostas e medidas de ações voltadas a substituição desta matéria prima por alternativas mais seguras baseando-se nos estudos científicos. Revisão de literatura: Estima-se que nas ultimas décadas 100.000 mortes foram provocadas em todo mundo devido à exposição ao amianto. O profissional que estiver exposto e vier a inalar seu pó está sujeito às doenças entre as quais podemos destacar a asbestose, os mesoteliomas e os cânceres do trato respiratório (traqueia, laringe, pulmão, pleura e peritônio). Método: A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, incluindo material impresso tais como livros, jornais, anais de eventos científicos, na biblioteca da universidade além de acervos virtuais como Google acadêmico, sendo fundamentados com base nos últimos 20 anos. Resultados e Discussão: Conforme tabela 1 podemos verificar que é de sendo comum os malefícios das doenças associados á exposição ao asbesto pelo contato direto e indireto. A tabela 2 explica de maneira clara que a melhor forma de minimizar os malefícios desta exposição é a informação e treinamento de seus funcionários bem como a substituição da matéria prima por outra menos nociva a saúde dos trabalhadores e população em geral exposta. Considerações finais: Apresente pesquisa constatou que embora a fibra de amianto (asbesto) possua inúmeras propriedades, além do baixo custo e abundância no Brasil, provou-se que seus malefícios são maiores que os benefícios à saúde de bem estar da população. Portanto requer continuidade nas pesquisas, visando alternativas de baixo custo e treinamento e informação sobre seus malefícios.
  • Item
    Risco biológico em ambiente hospitalar
    (UNISA, 2013) Filho, Altamiro Cassimiro Pinto; Freires, Luiz Cezar; Costa, Walquitenir Monteiro
    A presente pesquisa trata do artigo publicados entre 1998 a 2008 com o objetivo de identificar os risco ocupacionais biológicos na área hospitalar no setor de enfermagem. Esse risco são originados de atividades insalubre que expõe os profissionais ou perigo de contagio muitas vezes a falta de treinamento, condições inadequada de trabalho ou ate mesmo o descaso por parte dos colaboradores contribuem para ocorre do acidente, a maior ocorrência de acidente esta relacionada com os materiais perfuro cortantes como seringas, bisturi e acesso venosos, o descartes desse materiais de forma irregular também é um grande vilão desse setor.