Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Cadeia Alimentar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagem do ensino das cadeias alimentares no ensino médio(2021) Gonçalves, Dafner Cristina VidaA temática de Cadeia alimentar é contemplada dentro do currículo paulista do Ensino Médio nas unidades temáticas de Matéria e energia, objetivo do conhecimento em Biologia. Nos livros didáticos de ciências em geral, as cadeias alimentares são apresentadas como uma sequência simples de organismos que servem de alimento um para o outro, partindo de um produto. Cabe ao ensino de ciências e biologia, instigar os estudantes à descoberta delas como integrantes de ecossistemas mais complexos e dinâmicos, com interações entre espécies, e relações de causa e efeito. Este trabalho, reitera a diversidade metodológica apresentada por diversos autores para trazer sentido ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, como o uso de jogos, dinâmicas, história em quadrinhos e tecnologia, associados às aulas expositivas. Avalia também três livros didáticos que abordam a temática, considerando o ciclo do Plano Nacional da Educação anterior à 2018, e um exemplar representante do novo Plano Nacional da Educação.
- ItemCadeia alimentar: uma análise de livros didáticos(UNISA, 2023) Rocha, Eduardo PereiraA cadeia alimentar é um conceito fundamental da ecologia que descreve como os organismos estão interconectados através das relações de alimentação na natureza. Aos estudantes do ensino médio, compreender as cadeias alimentares é essencial para apreciar a dinâmica dos ecossistemas. Uma cadeia alimentar começa com os produtores, geralmente plantas, que capturam a energia solar por meio da fotossíntese. Os herbívoros, consumidores primários, se alimentam dessas plantas. Em seguida, os carnívoros, consumidores secundários, se alimentam dos herbívoros, criando uma sequência de transferência de energia. Compreender as cadeias alimentares é crucial para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ecológico; ajuda os alunos a apreciar como as mudanças no ambiente afetam os seres vivos e enfatiza a importância de preservar essas relações na natureza. O apoio do livro didático nesse momento é de suma importância para a compreensão deste conteúdo. Para isso foi feito a análise de três livros didáticos onde foi levado em consideração: ilustrações, imagens e exercícios propostos. Foi elaborado um plano de aula para alunos do 1º ano do ensino médio sobre o tema cadeia alimentar.Entre os três livros analisados o livro 3: Multiversos – Ciências da Natureza é o livro que apresenta um maior número páginas dedicadas ao tema, consequentemente, pode-se perceber que está mais imerso no assunto. Nas páginas iniciais da ênfase em conceitos básicos da ecologia, posteriormente começando com textos sobre cadeias alimentares com esquemas de cadeias tanto aquáticas quanto terrestres. É um livro com boa qualidade textual e com ótimas representações de: imagens, figuras, gráficos e termos científicos. Desperta o interesse do leitor com a apresentação de questões ao final de cada unidade.