Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Biologia"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação do conteúdo de ciclo biogeoquímicos em livros de ensino médio(UNISA, 2024) Souza, Vandelayne Lopes deO estudo dos ciclos biogeoquímicos é de extrema importância no ensino médio para a aprendizagem dos alunos, uma vez que é fundamental compreender as relações entre os processos que ocorrem nos organismos e o ambiente em que vivem. A Ecologia é a área responsável pelo estudo dessa parte, dentro da Biologia. Nenhum organismo vive isolado, sem que ocorra interação entre os seres vivos, pois eles constituem um ambiente comum, portanto, é extremamente necessário que o aluno compreenda a existência do ciclo de nutrientes presentes nos ecossistemas e como sua ação impactará na formação desses ciclos e consequentemente na degradação do meio ambiente. O professor pode optar por trabalhar o tema de diversas formas, de acordo com a ênfase que decidir dar, pois é um assunto que envolve vários outros, como questões ambientais, poluição, tragédias ambientais, desmatamento, radiação, efeito estufa, etc. A palavra ecologia vem de oikos, que significa casa, e logos, estudo, reflexão. Os ciclos de nutrientes mais abordados nos livros do ensino médio são o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio e o ciclo do nitrogênio, pois são alguns dos elementos essenciais para a vida. Nesta pesquisa, foram analisados três livros, observando a forma como cada autor aborda o conteúdo, com o objetivo de compreender o melhor caminho/metodologia para o estudo dessa temática no ensino médio, utilizando a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, a linguagem presente nos textos, atividades práticas e exercícios propostos, presentes nos três trabalhos(nas três obras). Após análise, o livro 3 (Sérgio Linhares; Fernando Gewandsznajder; Helena Pacca. Biologia Hoje. 3ª edição. Ática; 2016.) foi avaliado com o conteúdo mais adequado para o ensino médio.
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021) Namen, Fernanda GarciaO estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.
- ItemFungos e sua relação com a sobrevivência humana, animal e reciclagem de ecossistemas(UNISA, 2021) Rosa, Guilherme Nunes; Rocha, Mariana de MeloO reino Fungi é composto por organismos eucariontes, que incluí alguns outros organismos como leveduras, bolores e os cogumelos. A palavra fungo vem do latim fungus que por sua vez deriva do grego sphongos com significado “esponja”.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.
- ItemUma análise dos conteúdos de angiospermas apresentados em livros do ensino médio(UNISA, 2024) Christe, Juliana DalcicoO estudo das Angiospermas é de grande importância no Ensino Médio para o conhecimento do aluno, reconhecer as partes distintas de uma Angiosperma e suas funções, perceber a importância dos órgãos vegetativos e reprodutivo das plantas, compreender o funcionamento do transporte de seiva através dos vasos condutores, reconhecer as partes de uma raiz, bem como seus principais exemplares de classificação, entender a importância das flores no processo de polinização e fecundação, compreender a formação do fruto e da semente a partir da polinização, identificar os tipos de fruto de acordo com sua classificação, compreender a importância da semente na perpetuação da espécie do vegetal. Na Biologia o segmento que estuda o Reino Vegetal e que se divide em grandes áreas de estudo, como a fisiologia, a morfologia e a sistemática, subdivididas em vários ramos especializados, é chamado de Botânica. Nesse trabalho procurou-se avaliar o conteúdo sobre grandes grupos de angiospermas em três livros de ensino médio, onde será verificado a maneira como cada um trata este assunto, buscando o conhecimento para a melhor forma de ensino e aprendizagem deste tema no Ensino Médio. Foi usada a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, linguagem dos textos, os tipos de exercícios propostos presentes nos livros didáticos. Após analise, a obra considerada mais adequada para o Ensino Médio, foi o livro 3 (LOPES, SÔNIA; Bio, volume 2, 3 ed, São Paulo: Saraiva, 2016).