Ciências Biológicas
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Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Biologia"
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- Item1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio(UNISA, 2020) Costa, Sarah Cristina da SilvaO presente trabalho teve como objetivo apresentar a ciência genética dentro da disciplina Biologia, com enfoque na primeira Lei de Mendel e suas aplicações. Do mesmo modo foi evidenciada a importância que a genética possui para a sociedade, desde o século passado. Para a elaboração deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se livros do Ensino Superior e artigos disponíveis na Internet, que serviram como fundamento para a sua realização. Livros didáticos do Ensino médio foram avaliados de acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e serviram de base para a elaboração da aula e do plano de aula. Neste estudo foi possível analisar o que se pensava anteriormente aos trabalhos de Mendel e à redescoberta das leis que deram base ao Mendelismo, bem como ao método de trabalho de Mendel, seus experimentos e conclusões. Em um segundo momento, foi aplicado o teste de qui-quadrado a fim de se analisar os resultados obtidos por Mendel em suas experiências com cruzamentos de ervilhas. A análise desses resultados por esse teste estatístico mostrou que os valores obtidos nesses experimentos eram, com altas probabilidades, compatíveis com a proporção fenotípica esperada de 3:1, na geração F2 (segunda geração filial).
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAnelídeos: uma abordagem para o ensino médio(UNISA, 2021) Ramos, Wagner VieiraO ensino de Biologia se faz necessário aos alunos e alunas de ensino médio, pois os fazem compreender que o ambiente que o cerca é transformado pelo homem e isso gera impactos a curto e a longo prazo. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre tema Anelídeos no contexto do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e analisados três livros didáticos de Biologia do ensino médio, nos quais foram avaliados o tema abordado em cada um deles, com o objetivo de criar um plano de aula referente o tema Anelídeos. Assim sendo, serão avaliados os seguintes quesitos de cada um dos livros: Linguagem utilizada, imagens, abordagem do tema e desenvolvimento de atividades, cada um desses quesitos recebera uma qualificação de bom, regular ou ruim. Feito isso, o livro que receber a melhor nota de qualificação será usado para ministrar uma aula com o tema anelídeos.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação do conteúdo abordado em livros de ensino médio de biologia sobre tópicos que auxiliem na compreensão do contexto atual da pandemia de Covid-19(UNISA, 2020) Sousa, Tânia Emília de OliveiraDesde o começo da Pandemia de Covid-19, a mídia vem trazendo informações que abrangem diversos conceitos abordados na disciplina de Biologia. Em via de regra muitos desses conceitos deveriam ser minimamente compreendidos por estudantes de ensino médio e abordados nos livros didáticos. Neste sentido, é importante saber se os livros didáticos de biologia utilizados no ensino médio e publicados antes da pandemia contribuem para o entendimento dos alunos sobre aspectos biológicos e epidemiológicos sobre o atual contexto da Covid-19. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conteúdo de livros didáticos de biologia do ensino médio utilizados em escolas públicas do Brasil em relação a tópicos que auxiliem os alunos a compreenderem o contexto atual da pandemia de Covid-19. Para elaboração do estudo foram avaliados três livros didáticos de ensino médio utilizados em escolas da rede pública de ensino segundo o seu aprofundamento em cinco tópicos de biologia (vírus, doenças infecciosas, sistem imune, vacina e epidemia/pandemia). O resultados indicam que no geral os livros apresentam conteúdo fragmentado e disperso entre os diferentes volumes, com alguns dos tópicos avaliados sendo tratados em maior profundidade do que outros. É importante que os futuros livros didáticos de biologia apresentem um conteúdo aprofundado sobre tópicos relacionados à Covid-19, contendo exemplos aplicados que permitam aos alunos compreenderem as inúmeras informações veiculadas de forma superficial pelas mídias.
- ItemAvaliação do conteúdo de ciclo biogeoquímicos em livros de ensino médio(UNISA, 2024) Souza, Vandelayne Lopes deO estudo dos ciclos biogeoquímicos é de extrema importância no ensino médio para a aprendizagem dos alunos, uma vez que é fundamental compreender as relações entre os processos que ocorrem nos organismos e o ambiente em que vivem. A Ecologia é a área responsável pelo estudo dessa parte, dentro da Biologia. Nenhum organismo vive isolado, sem que ocorra interação entre os seres vivos, pois eles constituem um ambiente comum, portanto, é extremamente necessário que o aluno compreenda a existência do ciclo de nutrientes presentes nos ecossistemas e como sua ação impactará na formação desses ciclos e consequentemente na degradação do meio ambiente. O professor pode optar por trabalhar o tema de diversas formas, de acordo com a ênfase que decidir dar, pois é um assunto que envolve vários outros, como questões ambientais, poluição, tragédias ambientais, desmatamento, radiação, efeito estufa, etc. A palavra ecologia vem de oikos, que significa casa, e logos, estudo, reflexão. Os ciclos de nutrientes mais abordados nos livros do ensino médio são o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio e o ciclo do nitrogênio, pois são alguns dos elementos essenciais para a vida. Nesta pesquisa, foram analisados três livros, observando a forma como cada autor aborda o conteúdo, com o objetivo de compreender o melhor caminho/metodologia para o estudo dessa temática no ensino médio, utilizando a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, a linguagem presente nos textos, atividades práticas e exercícios propostos, presentes nos três trabalhos(nas três obras). Após análise, o livro 3 (Sérgio Linhares; Fernando Gewandsznajder; Helena Pacca. Biologia Hoje. 3ª edição. Ática; 2016.) foi avaliado com o conteúdo mais adequado para o ensino médio.
- ItemCadeia alimentar: uma análise de livros didáticos(UNISA, 2023) Rocha, Eduardo PereiraA cadeia alimentar é um conceito fundamental da ecologia que descreve como os organismos estão interconectados através das relações de alimentação na natureza. Aos estudantes do ensino médio, compreender as cadeias alimentares é essencial para apreciar a dinâmica dos ecossistemas. Uma cadeia alimentar começa com os produtores, geralmente plantas, que capturam a energia solar por meio da fotossíntese. Os herbívoros, consumidores primários, se alimentam dessas plantas. Em seguida, os carnívoros, consumidores secundários, se alimentam dos herbívoros, criando uma sequência de transferência de energia. Compreender as cadeias alimentares é crucial para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ecológico; ajuda os alunos a apreciar como as mudanças no ambiente afetam os seres vivos e enfatiza a importância de preservar essas relações na natureza. O apoio do livro didático nesse momento é de suma importância para a compreensão deste conteúdo. Para isso foi feito a análise de três livros didáticos onde foi levado em consideração: ilustrações, imagens e exercícios propostos. Foi elaborado um plano de aula para alunos do 1º ano do ensino médio sobre o tema cadeia alimentar.Entre os três livros analisados o livro 3: Multiversos – Ciências da Natureza é o livro que apresenta um maior número páginas dedicadas ao tema, consequentemente, pode-se perceber que está mais imerso no assunto. Nas páginas iniciais da ênfase em conceitos básicos da ecologia, posteriormente começando com textos sobre cadeias alimentares com esquemas de cadeias tanto aquáticas quanto terrestres. É um livro com boa qualidade textual e com ótimas representações de: imagens, figuras, gráficos e termos científicos. Desperta o interesse do leitor com a apresentação de questões ao final de cada unidade.
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021) Namen, Fernanda GarciaO estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.
- ItemDe Aristóteles a Stanley Miller: abordagem das teorias de surgimento da vida nos livros didáticos de ensino médio(UNISA, 2021) Silva, Fernando LimaMuito antes das primeiras teorias sobre origem da vida, e cerca de mil anos antes do surgimento do primeiro telescópio, os babilônicos, há mais de 3 mil anos, já olhavam para o céu noturno para acompanhar o movimento dos planetas visíveis a olho nu em nosso sistema solar. Com esse olhar para os astros, provinha também a curiosidade em saber a origem da espécie humana nesse planeta, bem como de todos os outros animais e plantas. Com o surgimento, ainda primitivo, da astronomia babilônica, buscava-se encontrar um sentido para a própria existência. Com o avançar da história, as teorias de surgimento da vida passaram a ser formuladas por naturalistas e filósofos como Aristóteles, Ovídio, Jean Baptiste van Helmont, John Needham, Lazzaro Spallazani, Athanasius Kircher, Robert Hooke e outros que, no transcorrer da história, com falhas e acertos, contribuíram significativamente para o conhecimento concretizado nos dias de hoje. Dessa forma, com esse trabalho busca-se analisar como o tema é abordado nos livros didáticos de ensino médio no Brasil, bem como comparar possíveis divergências e pontos cruciais no aprendizado da história da ciência.
- ItemFungos e sua relação com a sobrevivência humana, animal e reciclagem de ecossistemas(UNISA, 2021) Rosa, Guilherme Nunes; Rocha, Mariana de MeloO reino Fungi é composto por organismos eucariontes, que incluí alguns outros organismos como leveduras, bolores e os cogumelos. A palavra fungo vem do latim fungus que por sua vez deriva do grego sphongos com significado “esponja”.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.
- ItemUma análise dos conteúdos de angiospermas apresentados em livros do ensino médio(UNISA, 2024) Christe, Juliana DalcicoO estudo das Angiospermas é de grande importância no Ensino Médio para o conhecimento do aluno, reconhecer as partes distintas de uma Angiosperma e suas funções, perceber a importância dos órgãos vegetativos e reprodutivo das plantas, compreender o funcionamento do transporte de seiva através dos vasos condutores, reconhecer as partes de uma raiz, bem como seus principais exemplares de classificação, entender a importância das flores no processo de polinização e fecundação, compreender a formação do fruto e da semente a partir da polinização, identificar os tipos de fruto de acordo com sua classificação, compreender a importância da semente na perpetuação da espécie do vegetal. Na Biologia o segmento que estuda o Reino Vegetal e que se divide em grandes áreas de estudo, como a fisiologia, a morfologia e a sistemática, subdivididas em vários ramos especializados, é chamado de Botânica. Nesse trabalho procurou-se avaliar o conteúdo sobre grandes grupos de angiospermas em três livros de ensino médio, onde será verificado a maneira como cada um trata este assunto, buscando o conhecimento para a melhor forma de ensino e aprendizagem deste tema no Ensino Médio. Foi usada a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, linguagem dos textos, os tipos de exercícios propostos presentes nos livros didáticos. Após analise, a obra considerada mais adequada para o Ensino Médio, foi o livro 3 (LOPES, SÔNIA; Bio, volume 2, 3 ed, São Paulo: Saraiva, 2016).