Pós-Graduação | Stricto Sensu
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Navegando Pós-Graduação | Stricto Sensu por Assunto "Administração"
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- ItemDiálogo interdisciplinares entre administração e literatura: um olhar sobre a obra o cortiço(UNISA, 2017) Barreto, Vanderlei FernandesA presente pesquisa tem como objetivo analisar questões da Administração contemporânea e a obra literária O Cortiço de Aluísio Azevedo, por meio de diálogos interdisciplinares, mostrando-se a relação de diferentes saberes. Nesse contexto, pretendemos discutir quatro eixos da Administração Contemporânea: Cultura Organizacional, Ética, Liderança, Gestão, correlacionando com o texto literário em epígrafe. Compreendemos que o administrador, na sociedade contemporânea, deve pautar sua ação nos desafios que as organizações, por sua natureza, apresentam como constructos sociais. Nosso interesse é mostrar a interdisciplinaridade que enseja múltiplas leituras de saberes distintos e, nesta pesquisa, o estabelecimento de correlações entre a Administração e a Literatura propiciará debates pautados sob outros olhares de ação teórico-prática na Administração contemporânea. Compreendemos a Literatura como forma de arte e, como tal, ligada ao homem e seu contexto histórico e cultural, mostrando-se fruidora de conhecimentos interdisciplinares. Discute-se como a literatura pode trazer compreensão sobre questões da área da Administração e como este saber pode trazer percepções sobre o homem e suas relações na sociedade, assim como as duas áreas do conhecimento podem contribuir para a compreensão do homem em sociedade. Nossa percepção acerca desta problemática pretende demonstrar que a literatura propicia compreensão sobre questões da Administração e estes saberes contribuem para a reflexão do homem em sua relação com a sociedade. Esse exercício analítico interdisciplinar evidencia a importância de estabelecer diálogos profícuos entre os dois sistemas de conhecimento. Importa-nos evidenciar que tanto a Administração, quanto à Literatura terão em sua base analítica as perspectivas brasileiras, ou seja, mesmo após algumas ilações históricas e críticas desses saberes no aspecto que podem abranger a Europa ou a América do Norte, somente o contexto brasileiro destas áreas será analisado nesta dissertação. O caminho metodológico estabelecido norteou a pesquisa bibliográfica, esta, elaborada a partir de livros, teses, artigos de periódicos e outros disponibilizados pela internet.
- ItemJogos de empresa no curso de administração: um estudo de caso sobre a contribuição desse curso no processo de ensino e aprendizagem(UNISA, 2021) Silva, Osvaldo daEste estudo trata dos Jogos de Empresa. Pode-se considerar que os Jogos de Empresa são hoje largamente utilizados no Ensino Superior e em especial no curso de Administração. Essa utilização surge como possibilidade de promover as metodologias ativas com caráter interdisciplinar, permitindo que os estudantes apliquem as teorias na prática, visto que estes jogos simulam o ambiente empresarial, colocando os jogadores em situações similares às que os executivos enfrentam em sua rotina diária de trabalho. Devido ao destaque que este tipo de simulador vem ganhando, entendemos a relevância deste trabalho que tem como objetivo verificar a contribuição do jogo de empresa ao processo de ensino e aprendizagem do Curso de Administração por meio da análise do jogo “Simulador de Decisões Estratégicas – SDE” e do desempenho dos estudantes das modalidades presencial e a distância. A metodologia deste estudo parte de uma pesquisa exploratória por meio de fundamentação teórica para a qual utilizamos consultas bibliográficas e estudo de caso. O corpus de análise do estudo de caso é composto pelo jogo “Simulador de Decisões Estratégica – SDE”, por meio do qual realizamos o acompanhamento da simulação e a análise dos resultados obtidos pelos estudantes no primeiro semestre de 2019. Os principais resultados alcançados por esta pesquisa demonstram que o jogo SDE é uma ferramenta que possibilita a interação da teoria com a prática por meio do uso de metodologias ativas de caráter interdisciplinar, tornando-se um importante instrumento para a identificação de diferenças significativas no desempenho dos alunos nas modalidades presencial e a distância, evidenciando em quais conteúdos os alunos apresentaram maior fragilidade, possibilitando que os professores criem estratégias para sanar tais deficiências.