História
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- ItemMulheres negras e trabalho: das forras da colônia às trabalhadoras negras da contemporaneidade(UNISA, 2019) Santos, Mayra Florêncio dos SantosO estudo das mulheres negras no universo do trabalho abrange dois. momentos distintos na História do Brasil, quais sejam, como trabalhadoras escravas e trabalhadoras livres, no pós-emancipação. Este estudo estabelece um diálogo entre o passado e presente a partir da história das mulheres negras, do lugar ocupado por elas no universo do trabalho brasileiro. O objeto de estudo implica pensar permanências que História permite identificar como possibilidade de problematização dos parâmetros de acesso das mulheres negras no mundo do trabalho na contemporaneidade. Para tanto, o estudo objetiva analisar a história das mulheres negras no mercado de trabalho e identificar historicamente os lugares por elas ocupados, as funções no universo do trabalho no passado e no presente. Assim, como metodologia, o estudo parte da pesquisa bibliográfica. Os resultados parciais mostram que silêncios, permanências e costumes intolerantes marcam a história das mulheres negras de ontem e de hoje. Sobre o lugar que as mulheres negras ocuparam no passado escravista e na contemporaneidade, indicadores sociais apontam para permanências históricas. Os estudos reiteram que o universo do trabalho continua a segregá-las, pois lhes restam, na maioria das vezes, ocupações em serviços domésticos e subalternizados como babás, cozinheiras, faxineiras, cuidadoras, passadeiras, muitas vezes, sem garantias trabalhistas. Logo, passado e presente se confundem na história das mulheres negras no Brasil. A história da mulher negra no mercado de trabalho evidencia permanências que remontam o período histórico em que eram trabalhadoras escravas, pois na atualidade os indícios históricos e sociais permitem considerar que, mesmo com mudanças significativas, elas ainda continuam a ocupar os mesmos postos.
- ItemPropaganda nazista: como ela influenciou, construiu e doutrinou uma nação (1919-1939)(UNISA, 2023) SILVA, Josimar RodriguesNesse contexto o trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as principais características da propaganda nazistas entre os anos de (1919-1939) e como Hitler apoderou-se dos meios de comunicação para articular suas tenebrosas ideias utópicas, e qual foi a influência da propaganda para a construção do Terceiro Reich, métodos utilizados pelos nazistas de dominação, doutrinação e construção que contribuíram para chegar à ascensão do poder de Hitler, desde a imprescindível propaganda ao domínio da arte, da cultura e do cinema. Como as crises económicas foram fundamentais para fortificar o discurso de Hitler ao lado de Joseph Goebbels, sua ascensão nas eleições presidenciais, como o cinema e a cultura para propaganda nazista foram excessivamente importantes como representação de estética nazista, a nazificação de toda população alemã, como a cultura formou uma nova identidade da Alemanha e suas principais ideias de nova cultura, e a degeneração das artes contemporâneas, modernas e judaico-bolchevique Os métodos de estudo foram através de historiadores específicos que abordam o tema minunciosamente, como a política, o social, e a cultural da época. Com base. na pesquisa o intuito é transmitir que no decorrer da História essas figuras emblemáticas usufruem do medo, das necessidades e das incertezas para fortalecer e nutrir o patriotismo e implementar suas ideias utópicas, essas figuras proeminentes utilizam todos os tipos de ferramentas possíveis para construir seu imperialismo e a propaganda é umas das mais essenciais senão a imprescindível.