Pós-Graduação | Lato Sensu
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Navegando Pós-Graduação | Lato Sensu por Assunto "Psicopedagogia"
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- ItemA importância da construção de vínculos positivos na relação ensinante-aprendente(UNISA, 2017) Silva, Marilene P; Toledo, Karina AA prática educativa, em todos os níveis de ensino, é complexa, tecida por relações e diferentes modos de conceber a vida, o ser humano e o conhecimento, revela motivações, ideais e concepções dos ensinantes e aprendentes. Diante dessas questões, as relações de ensino e aprendizagem são uma preocupação constante entre os profissionais da educação. Os questionamentos tornam-se maiores quando se percebe que certos alunos têm “desejos de aprender”, enquanto outros não manifestam a mesma motivação, o mesmo desejo. Sabemos que o espaço escolar é tão importante e necessário às aprendizagens de várias habilidades, pois é um local em que os alunos precisam reconhecer-se sujeitos de sua história e, portanto, de seu conhecimento. Os vínculos positivos estabelecidos desde o nascimento (convívio familiar, amigos e ou cuidadores) e por toda sua jornada, seguidos de novos vínculos que se formarão neste novo ambiente com o conhecimento, com o professor, com novos colegas serão importantes para o sucesso escolar. Observamos a importância de uma relação cordial e dos vínculos estabelecidos entre família, escola, e comunidade ficando claro que todas devem caminhar juntas, para que a criança tenha uma aprendizagem sequencial e continua.
- ItemA importância do psicopedagogo no ensino de educação infantil(UNISA, 2009) Iatauro, Julia Helena GilSão inúmeros os fatores de ordem intra e extra-escolar que concorrem para o aumento do fenômeno do fracasso escolar, no Brasil e no mundo. Tendo como foco o tratamento do problema que causa o transtorno ou a dificuldade no processo de aprendizagem do indivíduo, a Psicopedagogia surge para intervir tanto de forma curativa quanto preventiva, vez que se propõe a detectar problemas de aprendizagem e “resolvê-los”, além de preveni-los, evitando que surjam outros. Outra preocupação da Psicopedagogia é a formação do professor, para que o mesmo desenvolva e aperfeiçoe determinadas habilidades e conhecimentos, a fim de que possa, de forma eficiente, respeitar a singularidade de cada criança e exercer de forma adequada seu papel de facilitador no processo de aprendizagem de cada um dos seus alunos. A monografia ora apresentada, sem qualquer pretensão de esgotar tema tão complexo, busca suscitar debates sobre a importância da atuação do Psicopedagogo Institucional nas escolas, defendendo o entendimento de que, nos dias atuais, este profissional, ciente do enfoque multidisciplinar e multidimensional que seu trabalho exige, é o mais apto a lidar com os atores que envolvem o processo de aprendizagem – professor, aluno, família, comunidade – e tem habilidade para trabalhar junto com cada um deles, detectando os fatores causadores da dificuldade de aprendizagem em cada criança e auxiliando no tratamento de cada caso específico.
- ItemA importância do uso dos contos de fadas em atendimento psicopedagógico de crianças visando a superação de dificuldades de aprendizagem(UNISA, 2017) Fonseca, Tania CristinaO presente trabalho trata da importância da utilização dos contos de fadas no atendimento psicopedagógico com crianças, a partir da intencionalidade do profissional enquanto potencial mediador das aprendizagens, visando a partir das narrativas potencializar aspectos atrelados à imaginação, criatividade, autoestima e superação de dificuldades que demandam a intervenção psicopedagógica. O referido texto, parte da premissa de que a adequada e consciente utilização dos contos de fadas pelo psicopedagogo pode apoiar significativamente o pleno desenvolvimento intelectual e imaginativo dos sujeitos em processo de aprendizagem.
- ItemA importância dos contos de fadas na mediação psicopedagogica(UNISA, 2017) Machado, Bruna CarolineEste trabalho expõe duas linhas teóricas que abordam a análise dos contos de fadas, uma psicanalítica, de Bettelheim e Corso, discorrendo sobre o quanto os contos permeiam o inconsciente de cada indivíduo, e outra antroposófica, defendida por Steiner, que explana o campo dos sonhos e o quanto estas estórias afetam o fundo de nossas almas, ambos justificando a importância deste estudo. Neste começo explana-se também uma pequena evolução dos contos ao longo dos anos. Na sequência apresentamos algumas técnicas para trabalhar a intervenção psicopedagógica utilizando contos de fadas, a princípio através das oficinas psicopedagógicas que utilizam o lúdico, materiais artísticos e recursos verbais e não-verbais; após, apresentamos a técnica do psicodrama, em que o indivíduo, preferencialmente em grupo, encena papéis, coordenados pelo terapeuta, para compreender os papéis reais e resolver bloqueios emocionais. Apresentamos também a técnica de grupos operativos, que trabalha as relações vinculares e a importância destas para as relações com o conhecimento. As técnicas são variadas, entretanto é importante escolher a que melhor se enquadra com o paciente e na queixa.
- ItemA psicopedagogia na terceira idade(UNISA, 2009) Sena, Flávia dos SantosO trabalho apresentado levantará a questão da retomada do processo de alfabetização no contexto da terceira idade, onde os fatores sociais, ambientais, físicos, mentais e afetivos, além da história pessoal, têm um papel significativo e determinante no processo como um todo. A terceira idade vem modificando o panorâma mundial em vários aspectos. Segundo dados do IBGE, hoje a população brasileira possui quase quinze milhões de idosos e nos próximos vinte anos, segundo as estatísticas, esta porcentagem deverá dobrar devido á longevidade da população, por exemplo.
- ItemAplicabilidade dos jogos na psicopedagogia(UNISA, 2008) Ghandour, Ana RajkiewiczNosso trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões e ações que possam fazer da prática psicopedagógica um espaço para a autoria de pensamento através do resgate do lúdico através da utilização de jogos. Para tanto, levantou-se vasta bibliografia específica e, após este levantamento, buscou-se inventariar uma relação de jogos descritos minuciosamente para servir de repertório aos profissionais e demais interessados na temática. A Psicopedagogia trabalha com o processo de aprendizagem humana, observando como o meio pode interferir favoravelmente ou não no desenvolvimento de um indivíduo. Assim, nesta pesquisa, buscou-se esclarecer como a utilização dos jogos na Psicopedagogia pode favorecer a autoria de pensamento daqueles que nela se baseiam em seu processo de amadurecimento. Tal inventário teve como eixo norteador as habilidades a serem trabalhadas a partir de cada jogo de modo a desencadear consciência de si, do outro e do meio, das relações interpessoais, bem como das regras necessárias para o alcance de determinadas habilidades e relações interpessoais.
- ItemMobilização das Pessoas e Grupos para a Mudança Organizacional e Competência Produtiva, Via Educacional: contribuições da psicopedagogia(UNISA, 2009) Meneghello, Neuza MariaA presente pesquisa teve como objetivo geral: avaliar se a abordagem psicopedagógica pode contribuir efetivamente, por vias educacionais, com a mobilização das pessoas e grupos, para a mudança organizacional planejada visando maior competência produtiva. Buscou-se também, estabelecer uma linha de raciocínio sobre a educação organizacional voltada à mudança comportamental, destacando-se que os resultados positivos esperados ocorrerão de modo mais consistentes à medida que os fatores estruturantes que constituem a organização forem levados em consideração. A ênfase maior aqui foi em relação à educação continuada como instrumento de valorização, bem como, mudança das pessoas que estão inseridas no contexto organizacional, para a obtenção de resultados mais duradouros e, que não se restrinjam aos setores de treinamento e desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores. Com base na literatura pesquisada, na vivência e na experiência profissional da autora, que atua em organizações há mais de trinta anos, defendeu-se que a psicopedagogia por estudar a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais, como patológicos, poderia contribuir com subsídios para um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no processo de mudança. Além disso, este trabalho propõe reflexões, assim como, fornece premissas para futuras pesquisas e procedimentos que visam mobilizar as pessoas e grupos para a mudança organizacional, por vias educacionais, com base nos fundamentos teóricos e técnicos da psicopedagogia.
- ItemO conto de fadas, uma visão psicopedagógica, com ênfase na atividade conhecida como "A Fábrica de Contos"(UNISA, 2008) Alberto, Norma Carrera MaiaO presente artigo pretende analisar a partir da importância da utilização do Conto de Fadas no exercício da Psicopedagogia, a aplicação específica da atividade conhecida como “Fábrica de Contos” desenvolvida por Jean-Marie Gillig que visa basicamente incrementar e/ou mesmo desenvolver a criatividade, a produção narrativa e escrita em crianças e adolescentes. Isto acontece, pois na “fabricação do conto” são utilizadas sugestões fornecidas pelos próprios pacientes, que buscam em seu imaginário elementos que podem fazer parte da atividade sugerida. Para a execução desta é necessário que se escolha, um herói, um objetivo, um lugar, um vilão, um amigo do herói, um objeto mágico e um ponto de partida. A base para a elaboração deste artigo é experiência vivida com dois pacientes em estágio supervisionado para o curso de Psicopedagogia clínica e institucional. A aplicação desta técnica em clínica psicopedagógica, propicia que sentimentos como, emoção, frustração, desejo, raiva, medo, tristeza, alegria dentre outros venham à tona na mente consciente ou mesmo inconsciente dos pacientes, fazendo ainda com efetivamente sua imaginação possa ser reproduzida de forma verbal ou escrita, estimulando no paciente o desenvolvimento destas competências. Ela ainda pode explicitar possíveis demandas já previamente diagnosticadas bem como sugerir outras.
- ItemO psicopedagogo e a rede de proteção á infância e juventude(UNISA, 2017) Ferreira, Francisco de Assis RodriguesA atuação psicopedagógica, em casos de crianças ou adolescentes em situação de risco ou de vulnerabilidade social, deve ocorrer em parceria com os demais profissionais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude. Para tanto, o psicopedagogo deve conhecer quais são esses profissionais e seus limites de competência, de forma a realizar os encaminhamentos necessários e atuar conjuntamente a esses profissionais no esforço pela diminuição da vulnerabilidade social sofrida pela criança ou adolescente, simultaneamente à superação dos problemas de aprendizagem apresentados.
- ItemOficinas de música como um recurso do psicopedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com e sem deficiências(UNISA, 2018) Santos, Graziella Fernanda SouzaPor meio de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho abordou as oficinas de música como um recurso lúdico do psicopedagogo, para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, em especial, daquelas com deficiência. Compreende-se que há benefícios da música para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, buscou-se descrever como se dá a aprendizagem, interligando ao processo os benefícios das oficinas de música. Por fim, discutiu-se como as oficinas de música, como um recurso lúdico, podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, com e sem deficiência. Conclui-se que as oficinas de música podem contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de um sujeito, principalmente daqueles com deficiências.
- ItemSujeitos metacognitivos e os aspectos da psicopedagogia, numa visão construtivista(UNISA, 2009) Gouveia, Samira Bedran deO presente trabalho tem como finalidade refletir como a metacognição favorece a autoria de aprendizagem, numa visão construtivista de ensino aprendizagem. O objeto de estudo da psicopedagogia, de acordo com Fernández (1991), é o ato de aprender. Assim, é necessário que o sujeito tenha consciência dos seus próprios processos mentais e do seu próprio grau de compreensão, podendo monitorar a sua própria capacidade de compreender. A partir da minha experiência como professora em sala de aula, refleti sobre a importância da metacognição, e encontrei na Psicopedagogia um caminho para estudar a importância do sujeito pensar sobre o seu próprio processo de aprender, numa visão construtivista de ensino aprendizagem.
- ItemUtilização de intervenções psicopedagógicas com crianças portadoras de TDA/H(UNISA, 2008) Luz, Elaine Cristina AlvesFalaremos sobre a Hiperatividade e a clínica psicopedagógica. A escolha deste tema deu-se por questões pessoais e nossa experiência enquanto Psicóloga clínica e pós-graduanda em Psicopedagogia, atuando junto a crianças que traziam o diagnóstico de Hiperatividade e, muitas vezes, também, Déficit de Atenção. Tivemos por objetivos definir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e refletir sobre uma possível atuação psicopedagógica nestes casos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica pertinente ao assunto escolhido. Concluímos que uma intervenção psicopedagógica através de jogos pode mostrar-se eficiente nestes casos de Hiperatividade e Déficit de Atenção.