Graduação | Licenciatura
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Navegando Graduação | Licenciatura por Assunto "Ensino"
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- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO presente artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
- ItemEnsino híbrido: desafios e possibilidades(UNISA, 2021) Miranda, Mariana de SouzaO trabalho aborda os conceitos do ensino híbrido, bem como seus modelos, possibilidades e desafios, considerando-o como uma proposta pedagógica inovadora e benéfica ao processo de ensino–aprendizagem.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesReflexão sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia.
- ItemOs jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade(UNISA, 2022) Queiros, Alessandra Ribeiro deO trabalho traz uma ampla visão da importância de jogos cooperativos e teatrais no desenvolvimento cognitivo e na formação da personalidade da criança.
- ItemNovas tecnologias como aliadas à educação(UNISA, 2022) Oliveira, Adriana Pereira deA ferramenta crítica utilizada na transformação do indivíduo em particular e da sociedade em geral. A educação no Brasil destina-se a preparar os alunos para condições de vida valiosas dentro da sociedade e formação para o ensino superior. A fim de viver uma vida valiosa dentro de qualquer comunidade e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político da nação, as habilidades apropriadas, valores, atitudes, conhecimento, e as competências devem ser impactados no indivíduo.
- ItemO processo educativo escolar(UNISA, 2022) Fernandes, Adriana de OliveiraO trabalho foi realizado com objetivo de aprimorar o conhecimento a respeito do lúdico no desenvolvimento infantil e grande aliado no processo de alfabetização.
- ItemOs jogos e brincadeiras no ensino de Geografia(UNISA, 2022) Lopes, Raulindo dos SantosA pesquisa objetivo trazer contribuições que a ludicidade tem por meio de jogos como um recurso didático a ser utilizado pelos professores em sala de aula para ensinar Geografia a os alunos das séries finais.
- ItemRépteis: análise comparativa de conteúdos de livros didáticos de Biologia no Ensino Médio(UNISA, 2021) Ribeiro, Mayra Galhardo FerreiraA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.