Veterinária
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Veterinária por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSensibilidade do laminocultivo (Dermatobac) para o diagnóstico da endometrite fúngica em equinos.(UNISA, 2013) Tongu, Eriky Akio de OliveiraA endometrite é reconhecida como um dos principais problemas reprodutivos na espécie equina, determinando prejuízos relacionados à queda da fertilidade, morte embrionária, abortamentos e descarte precoce de animais. Dentre os diferentes fatores etiológicos, a endometrite fúngica representa uma causa frequentemente relacionada à redução de fertilidade na égua. Nesse sentido, dois experimetos foram realizados para avaliar a sensibilidade do Dermatobac (Probac, São Paulo, Brasil), sistema de microcultivo originalmente desenvolvido para o isolamento de fungos de interesse em Medicina Humana em condições ambulatoriais.
- ItemEficácia de diferentes preparações homeopáticas de Arnica montana no tratamento do envenenamento experimental com veneno de Philodryas olfersii(UNISA, 2014) D'Aprile, LorenA administração do soro antiofídico não é preconizada nos envenenamentos causados por serpentes da espécie Philodryas olfersii. Assim todo e qualquer tratamento alopático ou homeopático pode vir a contribuir para o breve reestabelecimento dos pacientes. O objetivo desse trabalho é o estudo dos efeitos de diferentes preparações de Arnica montana 6cH no envenenamento experimental com o veneno de P. olfersii em camundongos.
- ItemAnálise de perigos e pontos críticos de controle no abate de frangos(UNISA, 2014) Leite, Jéssica ReichertO consumidor se mostra cada vez mais interessado na qualidade dos alimentos, criando uma competição entre as empresas e consequente melhora no produto final. A indústria avícola segue esse mesmo padrão, estimulada ainda mais pela exigência do mercado internacional, de maneira que o Brasil, como um grande produtor de carne de frango, segue rígidos padrões de controle de qualidade. Tal controle é baseado em análise dos perigos e pontos críticos de controle (APPCC) em conjunto com os pré-requesitos de boas práticas de fábricação (BPF) e o procedimentro padrão de higiene operacional (PPHO), o que garante uma melhora na produção e na diminuição nos custos relacionados a ela. Assim, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica sobre a aplicação do sistema de APPCC, identificando pontos críticos de controle em abatedouros de frango, a fim de ilustrar a importância da implantação destes sistemas.
- ItemReabilitação fisioterápica no pós-operatório dos cães diagnósticados com ruptura do ligamento cruzado cranial(UNISA, 2014) Pereira, Carolina GouveiaA Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial é uma das causas mais frequentes de claudicação em cães, principalmente em cães de raças de grande porte e que gozam de atividades frequentes. O tratamento consiste em procedimento cirúrgico e a técnica de escolha é determinada pelo médico veterinário, sendo indicada a reabilitação fisioterápica no pós-operatório a fim de acelerar o processo de recuperação e impedir a impotência funcional do membro acometido. O presente estudo avaliou a eficácia do protocolo de reabilitação através dos resultados obtidos entre o grupo de cães que recebeu tratamento fisioterápico imediato pós-cirurgia extracapsular de reconstrução do ligamento cruzado cranial e o grupo de cães que não passou por tratamento fisioterápico. O protocolo consistiu em aplicação de crioterapia na articulação fêmoro-tibio-patelar; sessões de eletroterapia a fim de promover alivio imediato da dor; exercícios de alongamento passivo e massagem para alivio da dor e redução da tensão muscular. Com o protocolo estabelecido, o grupo de cães reabilitados retornou a função do membro num período de tempo mais curto do que aqueles que não foram reabilitados e a média do escore de claudicação resultou em 1 enquanto o grupo não reabilitado resultou em escore 2. O protocolo utilizado apresentou resultados satisfatórios, mostrando que a fisioterapia auxilia no processo de recuperação pós-operatória de ruptura de ligamento cruzado cranial.
- ItemAvaliação de medicamento homeopático em ratos submetidos à dieta hiopercalórica e estresse(UNISA, 2014) Wittmann, VeronikaOs fatores relacionados à obesidade são complexos, envolvendo mecanismos biológicos, ambientais e neuropsicológicos. Dentre os fatores que influenciam no ganho de peso, podemos considerar os fatores estressantes. O objetivo deste experimento foi avaliar a influência do produto comercial homeopático composto por Fucus vesiculosus 1cH, Throidinum 5cH e Calcarea carbonica 5cH (Besomed) no ganho de peso em animais submetidos a dieta hipercalórica e ao estresse. Para isto, 40 ratos Wistar, machos recém-desmamados, ingerindo alimentação hinpercalórica, foram divididos em 4 grupos, sendo dois grupos submetidos a estresse por imobilização, sendo tratado e outro controle (veículo) e mais dois grupos sem estresse, sendo um tratado e outro controle.
- ItemAnálise microbiológica de caldos de cana comercializados na zona sul de São Paulo(UNISA, 2014) Fusano, Erika YuriO presente estudo avaliou microbiologicamente a qualidade e as condições higiênico-sanitárias em 5 estabelecimentos que comercializam caldos de cana na zona sul de São Paulo no período de agosto e setembro de 2012. Com finalidade de verificar a presença de coliformes totais e termotolerantes, Stahylococcus aureus e Salmonella spp., pode-se concluir que todas as amostras analisadas (100%) estavam impróprias para o consumo humano.
- ItemEstudo retrospectivo de hemoncose em pequenos ruminantes atendidos no Hovet Unisa no período de março de 2010 a junho de 2015.(UNISA, 2015) Santos, Priscilla Lopes dosO objetivo deste trabalho consiste em um estudo retrospectivo sobre haemoncose em pequenos ruminantes atendidos no HOVET UNISA entre Março/ 2010 e Junho/2015. Os dados obtidos a partir de fichas clinicas onde serão avaliados dados de exame físico, exames complementares, tratamento e eficácia procura-se avaliar os fatores envolvidos com um melhor prognóstico desta efermidade.
- ItemInfluência da bipartição escrotal sobre a capacidade de termorregulação e hemodinâmica testicular em caprinos(UNISA, 2015) Braz, Karoline Maria GilO objetivo deste estudo foi avaliar a influência da bipartição escrotal sobre a capacidade de termorregulação do testículo de caprinos, testando-se a hipóteses de que animais com bipartição possuem menor temperatura testicular, maior capacidade hemodinâmica local, maior número de células germinativas primordiais e, portanto, maior capacidade de produção espermática.
- ItemCarcinicultura Brasil com ênfase na criação em água doce(UNISA, 2015) Almeida, Fávia dos SantosO presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura atualizada abordando as principais doenças da carcinicultura e os grandes prejuízos causados por estas, o impacto ambiental decorrente do crescimento acelerado e mal planejado dessa atividade que pode ser responsável pelos surtos de doenças e a produção de camarão de água doce que é uma atividade que vem crescendo e que gera menos impacto ambiental quando comparada a carcinicultura marinha.
- ItemVírus do oeste do Nilo: revisão bibliográfica(UNISA, 2016) Kano, Fernando SetsuoO vírus do Oeste do Nilo, do inglês West Nile virus (WNV) membro da família Flaviviridae, do gênero Flavivirus (do latim flavus - amarelo) é um agente muito difundido pelo mundo, incluido a América do Norte e Central. A grande proximidade com a América do sul chama atenção para o Brasil, principalmente quando se pensa na forma de transmissão do agente, sendo esta, por meio de aves migratórias e mosquitos, o que é comum no país. A infecção por este agente ocasiona, principalmente, alterações no sistema nervoso central (SNC), como a encefalite e em seu ciclo estão presentes, além das aves e mosquitos, também equinos e o ser humano, tornando esta doença de grande importância epidemiológica. Faz-se necessário o monitoramento da epidemiologia brasileira a respeito deste pátogeno e pensando nisso, o presente trabalho abordará, em forma de revisão bibliográfica, aspectos relativos ao agente, como etiologia, patogenia, manifestações clinicas, métodos diagnósticos dando enfâse na epidemiologia, com a finalidade de contribuir com o conhecimento sobre a atual situação do WNV no Brasil.
- ItemQualidade da água e do bocal de bebedouros utilizados para consumo em parques públicos de lazer da zona sul do município de São Paulo(UNISA, 2016) Lugão, Amanda AbreuA água é elemento indispensável para a manutenção da vida, porém, se for oferecida de má qualidade, esta pode trazer riscos à saúde. Neste contexto, é importante avaliar a qualidade da água de bebedouros para consumo em parques, uma vez que esta área é muito frequentada por pessoas que buscam saúde, qualidade de vida e lazer. Visando conhecer se a qualidade da água destinada ao consumo humano, responde às exigências da legislação, uma vez que esta é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes físico-químico e/ou biológicos, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água e de bocais de bebedouros presentes em parques públicos de lazer da zona sul do munícipio de São Paulo, por meio da pesquisa de coliformes totais e termotolerantes além da enumeração de bactérias heterotróficas.
- ItemOsteopatia Hipertrófica: revisão de literatura e relato de caso(UNISA, 2016) Lima, Thaís SaraivaA osteopatia hipertrófica é uma efermidade pouco frequente na Medicina Veterinária, caracterizada por uma reação periosteal que afeta a diáfise de ossos longos, associada a processos não neoplásticos pulmonares primários ou metastáticos e processos não neoplásticos. Em Medicina Veterinária essa doença foi relatada em várias espécies ocorrendo com maior frequência em cães e raramente em gatos, no qual ocorre geralmente em animais idosos. Os cães apresentam sinais clínicos dificuldade de locomoção, claudicação, aumento do volume simétrico da extremidade distal dos membros com temperatura elevada, sensibilidade dolorosa, febre letargia e anorexia. O exame radiográfico é um método importante utilizado para o diagnóstico de osteopatia hipertrófica apresentando alterações características para essa doença. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de osteopatia hipertrófica associado à neoplasia pulmonar primária em um cão jovem. Uma cadela, sem raça definida com três anos de idade foi atendida no hospital veterinário da UNISA, por apresentar claudicação, dificuldade de locomoção, aumento de volume dos membros torácicos pélvicos.
- ItemLeptospirose em cães atendidos no programa de controle populacional animal: inquérito sorológico e confirmação da infecção por isolamento e PCR(UNISA, 2016) Narimatsu, Julia TeixeiraVisando conhecer a prevalência de aglutinas séricas antileptospira e avaliar a condição de portador renal de leptospiras foi realizado inquérito sorológico para leptospirose e tentativa de isolamento PCR em 1501 cães que participaram do programa de controle populacional animal d Universidade Santo Amaro (PROCOPA) na zona sul do município de São Paulo. As colheitas de sangue dos animais e aplicação de questionários foram realizadas após o aceite dos proprietários e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.
- ItemEstudo retrospectivo da doença degenerativa crônica da valva mitral nos exames ecocardiográfico e radiológico(UNISA, 2016) Cruz, Carla CâmaraA doença valvar degenerativa crônica da mitral é a principal cardiopatia causadora de insuficiência cardíaca congestivas em cães de pequeno porte. A regurgitação valvar, resultante da valva anatomicamente alterada e icompetente, leva a alterações cardíacas secundárias como dilatação do átrio adjacente, ruptura atrial e hemopericárdio, nos casos avançados. Para diagnóticos definitivo da doença valvar mitral crônica, é necessário exame físico detalhado e exames complementares como ecocardiograma, eletrocardiograma e radiografia de torax. O objetivo do presente trabalho é a análise da avaliação ecocardiografica de cães com doença valvar crônica de mitral e sua correlação com alterações clínicas e radiográficas.
- ItemAnemia infecciosa equina(UNISA, 2016) Lima, Laís SaraivaA anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico que afeta todos os equídeos. Considerada uma das viroses mais importantes do mundo, é cusada por lentívirus da família Retroviridae, sendo uma das principais enfermidades que causa prejuízo sob o ponto de vista sanitário e econômico para a equideocultura. Os sinais clínicos da fase aguda são caracterizados por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso. A principal via de transmissão ocorre por meio do sangue de um animal infectado através de vetores mecânicos (insetos hematófogos) e de forma iatrogênica, ocorrendo nas épocas mais quentes do ano e regiões pantanosas. O vírus pode ser encontrado no leite, urina e saliva. Os animais infectados são portadores do vírus por toda a vida e os principais reservatórios da efermidade são portadores inaparentes do vírus, principalmente os que não sofrem controle sorológico periódico.
- ItemAvaliação da qualidade microbiológica de amostras de sashimis à base de salmão peparados em restaurantes da região sul da cidade de São Paulo - SP(UNISA, 2016) Souza, Bruna Barros LinsVisando conhecer a segurança do sashimi preparado à base de salmão cru fornecido em restaurantes e dos riscos potenciais ao consumidor, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de amostras de sashimi de salmão, selecionadas por conveniência, preparados em restaurantes especializados e não especializados em culinária japonesa da região sul da cidade de São Paulo, através de pesquisa de coliformes totais e termotolerantes, presença e qualificação de Staphylococcus spp.. Para o estudo forma coletadas amostras de sashimis de quatro estabelecimentos e seis não estabilizados, gerando um total de dez estabelecimentos e 84 amostras. As amostras foram acondicionadas em recipientes isotérmicos com gelo e transportadas para o Laboratório de Alimentos e Saúde Pública da Universidade Santo Amaro.
- ItemPrevalência e fatores de risco associado à Leptospirose Canina no extremo sul do município de São Paulo(UNISA, 2016) Diodato, Raquel VieiraO objetivo desta pesquisa foi investigar a prevalência da leptospirose em cães no extremo sul do município de São Paulo e determinar os fatores de risco associado à infecção. Foram examinadas 198 amostras de soro sanguíneo de cães que participaram das campanhas de esterilização cirúrgica nas regiões de abrangência das Supervisão de Vigilância em Saúde de Parellheiros e da Capela do Socorro colhidas no período de agosto de 2015 a julho de 2016.
- ItemComparação da eficácia terapêutica e posologia entre o Trilostano manipulado e o Vetoryl em cães com Hiperadrenocortismo espontâneo(UNISA, 2016) Mazzo, Sabrina DiasO trilostano é a droga de primeira escolha para o tratamento do hiperadrenocorticismo (HAC) canino, porém os protocolos terapêuticos são extremamente váriaveis. A dose preconizada pelo fabricante é de 2 a 6 mg / kg a cada 24 horas, porém estudos recentes apontam sucesso terapêutico com doses inferiores e administradas a cada 12 horas. Além disso, um estudo sugeriu que cães de grande porte são mais sensíveis e necessitam de doses menores de trilostano. Outra problemática é o crescente uso do trilostano manipulado por ser menos oneroso, porém inexistem estudos clínicos que comprovem sua eficácia. Por esse motivo, o objetivo do presente trabalho foi comparar a eficácia terapêutica e a posologia do trilostano manipulado e do trilostano comercializado (VETORYL) em cães com HAC espontâneo e avaliar se existe uma correlação entre a dose da medicação e o peso corpóreo do animal.
- ItemAvaliação do perfil bioquímico sérico em cães reagentes para leptospira spp(UNISA, 2016) Pierotti, CarolinaA subnotificação da Leptospirose canina aliada às condições precárias em que vive boa parte da população nos grandes centros urbanos contribui para a ocorrência desta zoonose. No presente trabalho temos como objetivo a avaliação renal e hepática através de parâmetros bioquímicos de cães reagentes a diferentes sorovares de Leptospira spp., oriundos de campanhas de castração realizadas na Medicina Veterinária - Universidade de Santo Amaro - UNISA, São Paulo/SP. Para tal, foram avaliadas quarenta e nove amostras de soro de cães reagentes, coletadas nas campanhas, e amarzenadas congeladas no laboratório até a realização dos testes, a saber: alanina aminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (FA), ureia, creatinina, proteína total, albumina e globulinas.
- ItemEstudo da ocorrência de Parasitos Gastroentéricos em canários-do-reino (Serinus canaria) criados em diferentes condições de manejo(UNISA, 2016) Vieira, Rodrigo VagaczO canário-do-reino ou canário-belga (Serinus Canaria) é o representante mais conhecido das aves canoras. Seu peso é de 15-25g. Os sexos são monomóficos na cor, e sua vida útil é de 6-16 anos. A Coccidiose aviária é uma doença do trato intestinal causada pr protozoários que habitam especialmente o trato digestivo inferior e causa nas aves grave enfermidade entérica. Ela ocorre frequentemente em condições sanitárias inadequadas, superlotação de animais, nutrição deficiente em nutrientes e proteinas, estresse de adaptação e transporte, mudanças súbitas de alimentação ou severas de clima. As aves parasitadas podem se tornar assitomáticas ou desenvolverem os sinais clínicos como diarréia, penas arrepiadas, emagrecimento e morte. Medidas de controle seguras são importantes na prevenção de infecções por coccidios em aves. Todas as aves devem ser verificadas quanto a presença de parasitas intestinais, através de exames periódicos de fezes.