Filosofia da educação e metodologias de ensino: o canto das sereias

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Campos, Mariano Henrique Maurício de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O artigo trata do tema ensino de filosofia e do subtema metodologias de ensino, com foco no estudo das concepções pedagógicas. A hipótese do trabalho é de que existe uma relação de complementariedade entre as explicações filosóficas fundadas na pedagogia da essência e da existência e que as metodologias ativas, tão mencionadas atualmente nos estudos sobre práticas pedagógicas, representam uma concepção filosófica ultrapassada. Foram definidos como objetivos refletir sobre a interferências do pensamento filosófico sobre a construção de métodos de investigação do conhecimento e como isso pode impactar o ensino, além de buscar uma análise da filosofia da essência e a filosofia da existência como pressupostos fundamentais das maneiras de ensinar. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a revisão da literatura, com foco em autores que abordaram filosofia da educação e ensino de filosofia. A conclusão é de que as práticas pedagógicas não constituem mera transmissão de conteúdos e vão além de mecanismos burocráticos que vislumbram o ensino de filosofia como salvação.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia, Metodologia, Pedagogia
Citação
CAMPOS, M. H. M. Filosofia da educação e metodologias de ensino: o canto das sereias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
Coleções