Leia-me Negras: insurgências afroafetivas na prática pedagógica

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
SANTOS, Fátima Santana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Editus
Resumo
O livro é resultado de processo de pesquisa realizada junto ao Programa de Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia. A autora desenvolveu uma série de narrativas teórico-críticas a partir de itinerâncias formativas construídas, de 2015 a 2018, no Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, em Lauro de Freitas/BA. A pesquisa realizada visou elaborar e debater, de forma epistemologicamente afrocentrada, narrativas docentes e escritas de si, auto/biografias de formação, que pudessem contribuir para uma educação antirracista para crianças pequenas. A primeira parte do livro traz um relato de formação descritivo e interpretativo, com traços do método etnográfico em educação, colocando em evidência experiências vividas pela autora, durante sua prática profissional como coordenadora pedagógica, em uma instituição escolar de ensino público. A segunda parte do livro traz reflexões e propostas educacionais, ao descrever e analisar práticas curriculares e projetos pedagógicos escolares. Ao longo do livro, são destacados, formulados e sistematizados princípios metodológicos para uma educação antirracista para crianças pequenas.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Antirracismo, Práticas Pedagógicas
Citação
SANTOS, Fátima Santana. Leia-me negras: insurgências afroafetivas na prática pedagógica. Ilhéus: Editus, 2022. (Transfluência)
URI