Aspectos epidemiológicos da infecção por parasitos gastrointestinais, toxoplasma gondii, neospora caninum e leishmania SPP em cães domiciliados da cidade de Manaus-AM

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Campos, Hevila Gabrieli Nascimento de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A relação entre o homem e os animais tem se estreitado contribuindo para o surgimento de doenças conhecidas como zoonoses. Os cães ainda são os animas domésticos que mais se fazem presentes no âmbito domiciliar, contribuindo para a ocorrência de zoonoses. Dentre estas doenças as causadas por parasitos gastrintestinais e por protozoários como Toxoplasma gondii e Neospora caninum, se destacam. Outra importante zoonose, amplamente difundida no Brasil, é a leishmaniose, causada pelo protozoário do gênero Leishmania, que incluem várias espécies, manifestando-se na forma visceral ou tegumentar e que tem como principal reservatório os cães, que participam na manutenção do ciclo do parasito. A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, é a maior cidade da região norte e, apesar da importância do município, praticamente nada se sabe sobre a epidemiologia de agentes zoonóticos, tanto em humanos como em animais. O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de parasitos gastrintestinais em fezes de cães domiciliados e a ocorrência de anticorpos anti-T. gondii, anti-N. caninum e anti-Leishmania spp. no soro desses cães e realizar o diagnóstico molecular de Leishmania infantum, no coágulo sanguíneo, bem como avaliar os fatores de risco associados a ocorrência desses patógenos na área estudada. Para tanto 401 amostras de fezes e 154 amostras de soro foram obtidas de cães das seis zonas do município e analisadas por técnicas coproparasitológicas e pesquisa de anticorpos séricos, respectivamente. Do coágulo sanguíneo pesquisou-se, pela Reação em Cadeia pela Polimerase, DNA de L. infantum. Os animais eram de ambos os sexos e com idade que variou de 45 dias a 12 anos. No momento das coletas um questionário epidemiológico foi feito com os tutores. A prevalência de cães positivos a parasitos gastrintestinais foi de 4% (IC 95% = 2,1% - 5,9%) com prevalência de 2% para Ancylostoma spp, 0,25% para Toxocara canis e 0,25% para Strongyloides stercoralis. A prevalência de protozoários foi de 1,0% para Giardia spp, 0,25% para Cystosisospora spp e 0,25% para Cryptosporidium spp. A pesquisa de anticorpos para T. gondii e N. caninum, realizados pela Reação de Imunofluorescência Indireta, encontrou, respectivamente, 19(12,3%; IC 95% = 7,1% - 17,5%) e 3 (1,9%; IC 95% = 0,4% - 5,6%) cães reagentes. De todas as variáveis pesquisada somente cães que mantem contato com outros cães apresentaram associação (p< 0,05) com a presença de anticorpos contra T. gondii. A pesquisa de anticorpos para Leishmania spp foi realizada utilizando a reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e detectou 32 (20,8% - IC 95% = 14,4% - 27,2%) animais positivos. DNA de Leishmania infantum foi detectado 60 (39.0% - 95% CI = 31.3% - 46%) amostras pela reação em cadeia pela polimerase (PCR) indicando a circulação desse agente em cães da cidade de Manaus, recomendando-se estudos para isolamento desse parasito.
Descrição
Palavras-chave
Parasitos Gastrintestinais, Toxoplasma Gondii, Neospora Caninum, Leishmania SPP, Cão, Manaus
Citação
CAMPOS, Hevila Gabrieli Nascimento de. Aspectos epidemiológicos da infecção por parasitos gastrointestinais, toxoplasma gondii, neospora caninum e leishmania SPP em cães domiciliados da cidade de Manaus-AM. 2021. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.