Comunicação Social | Jornalismo

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 55
  • Item
    Jornalismo investigativo no livro: “Celso Daniel, política, corrupção e morte no coração do PT”
    (UNISA, 2018) Silva, Alexsandra Dias da
    Este trabalho demostrou uma análise comparativa no uso das técnicas do jornalismo investigativo sobre o livro “Celso Daniel: política, corrupção e morte no coração do PT” e também sobre a reportagem do jornal Folha de São Paulo “Celso Daniel: 10 anos sem solução”. A pesquisa para elaboração deste, tem suas bases bibliográficas em entrevistas. Com a intenção de trazer à luz qual a profundidade do jornalismo de investigação, nas reportagens convencionais e nos livros jornalísticos. O trabalho árduo do jornalista em toda execução, para fazer um livro-reportagem destaca o termo jornalismo investigativo que hoje não é tão somente para desvendar relatos, é também para contar fatos, apresentar pesquisas e documentos autênticos, confirmar fontes, entre outras coisas, de maneira que venha contribuir para o conhecimento de toda uma verdade pela sociedade. Por fim, o comparativo vislumbrou que as técnicas do jornalismo investigativo são mais abrangentes e profundas na construção do livro-reportagem que na reportagem do jornal convencional.
  • Item
    Jornalismo literário na obra de Adriana Carranca no livro “O Afeganistão Depois Do Talibã”
    (UNISA, 2018) Mendonça, Ana Flavia Galdino
    A união entre literatura e jornalismo contribuem para o desenvolvimento de novos modelos de narrativas. O livro-reportagem utiliza um modelo textual que nasceu e se definiu no limite das duas áreas. O livro é um veículo de comunicação que abre espaço para construção de histórias que não teriam utilidade no jornalismo diário. Com base na estrela de sete pontas, que caracteriza o jornalismo literário e a partir do mapeamento e análise dos relatos contados no livro O Afeganistão depois do Talibã, e da reportagem da revista NATO também sobre ”Afeganistão: que tem corrido de bem o que tem corrido mal”, será feita uma análise comparativa, onde apontadas as possíveis semelhanças na construção das narrativas.
  • Item
    O jornal Folha de São Paulo e o impeachment da presidente Dilma Rousseff: uma análise dos sentidos das capas nas edições de domingo
    (UNISA, 2016) Reis, Raquel
    O jornalismo tem importante função social, não apenas de informar, mas de ser os olhos atentos da sociedade, investigando, apurando e publicando informações de relevância pública, prezando pelo cumprimento da prática jornalística e da ética profissional, sem que os interesses pessoais e/ou de organizações sejam privilegiados. Este trabalho tem por objetivo investigar os valores que emergem do posicionamento do jornal paulista Folha de S. Paulo em relação ao período do processo de impeachment da, até então, presidente Dilma Rousseff, o qual aconteceu entre os meses de maio e agosto de 2016. O estudo está ancorado na teoria da semiótica de linhagem francesa, desenvolvida pelo linguista lituano Algirdas J. Greimas, a fim de analisar e desvendar os sentidos que são produzidos por meio das capas nas edições dominicais do jornal Folha de S. Paulo, durante todo o processo de apuração até o momento de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi observado nas considerações finais, que o jornal instalou valores que permeiam a manipulação do leitor, fazendo-o crer que a figura da Dilma Rousseff é inferior a do Temer, em relação a posicionamentos que foram analisados com base na teoria do percurso gerativo de sentido.
  • Item
    Outros olhares: o uso do Instagram como plataforma para a revista Fotojornalistica
    (UNISA, 2017) Siqueira, Juliane Ribeiro da Silva
    Este projeto experimental tem como objetivo analisar o uso do Instagram como uma possível plataforma para a circulação de uma revista fotojornalística digital e também registrar por meio de fotoreportagens as mudanças causadas pelo grafite na cidade de São Paulo. O estudo tem como produto final a elaboração de uma revista fotojornalistica digital no Instagram cuja temática é o grafite em São Paulo. A partir de pesquisas teóricas e do método indutivo foram coletados dados e registros que, correlacionados, forneceram a base para o estudo realizado. Para instruir a pesquisa foram tidos como espinhas dorsais os conceitos da cultura da convergência, de Henry Jewnkins e o de redes sociais, de Raquel Recuero. Ambas os estudos serviram de arcabouço teórico para que as considerações finais pudessem considerar o Instagram como uma mídia social passível de suportar uma revista fotojornalística digital.
  • Item
    A construção do sentido: análise das capas das revistas Veja, Carta Capital e Isto É sobre as manifestações populares em relação ao impeachment em março de 2016
    (UNISA, 2016) Lopes, Claudimerison de Souza Cavalcanti
    Análise das capas da Veja, Carta Capital e ISTOÉ sobre as manifestações populares contra e em prol governo Dilma.