Avaliação clinica e microbiológica da efetividade de uma pasta contendo clorexidina a 0,12% no controle do biofilme dental e da inflamação gengival em individuos com histórico de periodontite

Resumo
Inúmeros agentes químicos e veículos têm sido utilizados para o controle da placa bacteriana. Dentre estes, os dentifrícios têm se apresentado como um excelente veículo para liberação de agentes antiplaca, uma vez que a escovação com esse veículo é o método de higiene oral mais comum empregado pela maioria dos indivíduos e oferece uma relação custo-benefício favorável para o controle químico do biofilme dental. A clorexidina tem sido considerada um agente antimicrobiano efetivo no controle do biofilme dental supragengival. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da pasta dental contendo clorexidina a O, 12% no controle do biofilme dental e da inflamação gengival, bem como sua ação sobre os microrganismos presentes na placa supragengival. Dezoito indivíduos foram divididos em dois grupos (controle e teste) e utilizaram os cremes dentais contendo clorexidina O, 12% e fluoreto de sódio e placebo apenas com fluoreto de sódio. Medidas dos índices de placa e gengival, nível de inserção clínica, sangramento gengival, profundidade clínica de sondagem e amostras de placa supragengival foram coletadas nas fases O , 7, 14 e 21 dias. Para excluir o efeito do controle mecânico, o creme dental foi aplicado diariamente sobre as superfícies vestibulares dos dentes inferiores por meio de matriz individual de silicone, removendo-a nas refeições e ao dormir. A reação da polimerase em cadeia (PCR) foi empregada para identificar a bactéria periodontopatogênica Porphyromonas gingiva/is. Os resultados desta investigação demonstraram associações estatisticamente significantes entre o índice de sangramento gengival e o dentifrício teste, bem como a positividade do periodontopatógeno P.gingivalis e sangramento gengival. Concluiu-se que foi comprovada a eficiência e sensibilidade do método molecular, reação em cadeia da polimerase (PCR), na detecção do periodontopatógeno P.gingivalis e que o creme dental CARIAX não demonstrou diferenças significativas nas respostas clínicas.
Descrição
Palavras-chave
Dentifrício, Clorexidina, Periodontite
Citação
CHIARELLI, F. M. Avaliação clinica e microbiológica da efetividade de uma pasta contendo clorexidina a 0,12% no controle do biofilme dental e da inflamação gengival em individuos com histórico de periodontite. 2004. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2004.