Análise, por reação em cadeia da polimerase (PCR), da presença de Actinobacillus Actinomucetemcomitans, Porphyromonas Gingivalis e Prevotella Intermedia em sítios perimplantares

Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a presença de Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia e Actinobacillus actinomycetemcomitans no sulco perimplantar de pacientes parcialmente edêntulos, relacionando o histórico de doença periodontal, a profundidade de sulco perimplantar e o sangramento à sondagem, com o risco de desenvolvimento de doença perimplantar. Foram analisados 19 pacientes, dos quais 1 O apresentavam histórico de doença periodontal. O teste utilizado para análise microbiológica foi a reação em cadeia da polimerase (PCR) e os resultados qualitativos demonstraram que pelo menos uma das bactérias estudadas estava presente em três sulcos peri mplantares do grupo de pacientes com histórico de doença periodontal e em quatro pacientes do grupo sem histórico. As conclusões deste estudo são que mesmo em pacientes sem histórico de doença periodontal, a presença dessas bactérias pode ser indicadora de risco mesmo na ausência de sinais clínicos inflamatórios, e ainda que o controle e manutenção pré e pós-operatórios são atitudes fundamentais para o sucesso do tratamento.
Descrição
Palavras-chave
Bactérias, Implantes dentários, Reação em cadeia da polimerase
Citação
LEITÃO, J. Â. O. Análise, por reação em cadeia da polimerase (PCR), da presença de Actinobacillus Actinomucetemcomitans, Porphyromonas Gingivalis e Prevotella Intermedia em sítios perimplantares. 2003. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2003.