Efeitos do uso local do hormônio do crecimento humano associado a enxerto ósseo autógeno em coelhos: análise histomorfométrica

Imagem de Miniatura
Data
2006
Autores
Correa, Hothir Mibsan Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Com o objetivo de avaliar por meio de análises microscópica e estatística da histomorfometria o efeito do uso local em dose única (0,85 mg) do hormônio do crescimento humano biossintetizado (rhGH) na incorporação óssea do enxerto autógeno, realizou-se um trabalho com 24 coelhos fêmeas separados em grupo teste (T2, T6 e T8) e controle (C2, C6 e C8). Foram realizadas cirurgias para remoção de um bloco ósseo da face lateral do ilíaco e fixá-lo com parafuso de titânio na face lateral da mandíbula, mediaimente ao forâme mentual. No grupo teste, o enxerto ósseo assim como a área receptora foram embebidos com 0,85 mg de rhGH e no grupo controle foi usado solução salina estéril. Quatro animais de cada grupo foram sacrificados após 2, 6 e 8 semanas das cirurgias, e as lâminas histológicas foram coradas com hematoxilina-eosina e analisadas em microscópio de luz. Para a realização da análise histomorfométrica, foi utilizado o método estereológico. Os resultados histológicos para todos os tempos de avaliação do grupo teste mostraram que o rhGH exerceu função importante na incorporação do enxerto, favorecendo a neoformação trabecular e medular. Analisando os dados da histomorfometria observamos que os coelhos do grupo T2 apresentaram valores de densidade óssea estatisticamente mais elevados que os do grupo C2, (p<0,001 ). Os resultados foram respectivamente: (0,0700 ± 0,0081) e (0,0350 ± 0,0057). Para os grupos T6 (p<0,05) a densidade óssea foi também significativamente mais elevada quando comparada ao seu respectivo controle (C6). Os resultados foram respectivamente: (0,0925 ± 0,0050) e (0,0775 ± 0,0050). Concluímos que o uso local de rhGH em dose única de 0,85 mg em mandíbulas de coelhos acelerou o processo de incorporação de enxerto ósseo autógeno.
Descrição
Palavras-chave
Enxerto ósseo, Hormônio do crescimento humano, Análise estatística
Citação
CORREA, H. M. R. Efeitos do uso local do hormônio do crecimento humano associado a enxerto ósseo autógeno em coelhos: análise histomorfométrica. 2006. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2006.