Ciência da Computação: tecnologias emergentes em computação

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Martins, Ernane Rosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Editora Científica
Resumo
Neste artigo abordamos o Problema da Cadeia de Caracteres mais Próxima (PCCP) que surge na pesquisa web, teoria da codificação e biologia molecular computacional. Para solucioná-lo deve se encontrar uma string que minimize a máxima distância de Hamming de um determinado conjunto de strings. PCCP é um problema NP-difícil. Neste trabalho, propomos um algoritmo de tempo linear denominado Algoritmo da Primeira Minimização (APM) que resolve instâncias do PCCP com três strings (3-PCCP). Sua ideia principal é identificar tipos coluna-posição na instância de entrada, o que nos permite decompor em cinco tuplas diferentes, correspondendo à posição de cada string no conjunto de strings para, finalmente, determinar todas as colunas-posições não fixadas por simples avaliação através dos diferentes casos. Uma prova formal de corretude e complexidade computacional do algoritmo proposto serão fornecidas. O algoritmo proposto é comparado com uma formulação de programação inteira para o 3-PCCP. Além disso, experimentos computacionais em tabelas de comparação mostrarão a eficácia do algoritmo proposto.
Descrição
Palavras-chave
Algoritmo Polinomial, Computação, Otimização Combinatória, Problema da Cadeia de Caracteres Mais Próxima, Tecnologias Ermergentes
Citação
MARTINS, Ernane Rosa (org). Ciência da Computação: tecnologias emergentes em computação. Guarujá: Editora Científica, 2020.