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A dissertação tem como objeto de estudo a influência feminina na gestão escolar
baseada na constatação de que, em uma sociedade machista como a brasileira,
as mulheres são maioria absoluta dos ocupantes dos cargos de gestão
escolar. A pesquisa busca por meio de levantamentos documentais reconhecer
processos históricos para esse predomínio feminino e contemporâneo do lugar
ocupado pelas mulheres na direção escolar, bem como investigar o papel da
mulher na sociedade educacional em relação às particularidades inerentes à
gestão educacional. Para tanto, os problemas que nortearão a pesquisa foram
assim constituídos: considerando o machismo estrutural da sociedade brasileira,
quais percursos a mulher percorreu para conquistar seu lugar na direção
escolar? Em que medida os cargos de diretor (a) escolar ocupados por mulheres
são impactados pela dominação do masculino? Em que contexto histórico a
mulher ocupa cargos de gestão no âmbito escolar na cidade de São Paulo?
Neste sentido, os objetivos da presente proposta visam compreender as razões
da predominância de mulheres na direção escolar, analisar a história e os contextos
da educação no que se refere à direção no ensino público em São Paulo
para, deste modo. O estudo da mulher gestora procura evidenciar as dinâmicas
e os enfrentamentos de gênero, bem como as conquistas do feminino no âmbito
em que insere. O estudo irá se valar dos documentos e registros históricos
que tendo como pressuposto a trajetória da educadora Miss Marcia Browne. O
material prospectado terá como subsídio o referencial teórico que possibilita o
reconhecimento das relações de poder, ou seja, que permita analisar as relações
de poder no âmbito social. |
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