DSpace Repository

Desafios da inclusão: alfabetização de alunos com Transtorno de Espectro Autista

Show simple item record

dc.contributor.author Lima, Aluana Xavier de
dc.date.accessioned 2021-03-16T13:24:47Z
dc.date.available 2021-03-16T13:24:47Z
dc.date.issued 2020-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/588
dc.description.abstract A inclusão escolar traz consigo uma ideologia de transformação cultural e estrutural da escola, onde as particularidades de cada aluno podem ser desenvolvidas num contexto que oportunize a equidade. Há cerca de trinta anos a escola vem se mobilizando em um novo paradigma para atender uma comunidade que apresenta a demanda de inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Esse novo modelo faz com que famílias, sociedade e instituições reflitam sobre todo o trabalho pedagógico da escola regular para atender as reais necessidades das diversidades que compõem o ambiente escolar e depara-se com inúmeros percalços para cumprir sua função com a qualidade desejada. Dentre esses está o desafio de promover a alfabetização de crianças com autismo, em um contexto que considera a aquisição das competências de leitura e escrita além do modelo orgânico. O presente trabalho pretende proporcionar análise e reflexão acerca dos processos de alfabetização, como forma de inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal situada na periferia de São Paulo, por meio de observação participante e pesquisa qualitativa. O escopo deste trabalho é a análise dos principais aspectos, sejam eles de ordem biológica, sejam de ordem social, que influenciam na construção do conhecimento do aluno com TEA acerca da alfabetização. Considerando que todas as crianças têm direito ao acesso à educação gratuita assegurada pela legislação brasileira, o educando com TEA também deve usufruir desse direito, garantindo o seu desenvolvimento integral, estimulando e respeitando suas possibilidades e capacidades, para o melhor convívio em sociedade, assim como todos os outros discentes. pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista (TEA) pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Desafios da inclusão: alfabetização de alunos com Transtorno de Espectro Autista pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account