Distribuição de tensões em dois sistemas de implantes osseointegrados com conexão interna: avaliação pelo método de elemento finito

Imagem de Miniatura
Data
2003
Autores
Quaresma, Sergio Eduardo Tricta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O uso do método de elementos finitos para analisar implantes osseointegrados tem crescido nos últimos anos, por mostrar-se altamente confiável e trazer resultados que condizem com a realidade clínica. Este estudo avalia por meio deste método a distribuição de tensões em dois sistemas de implantes que possuem elementos de conexão interna entre o pilar e o implante. A comparação inicia-se desde a coroa, o pilar e o implante, até atingir o tecido ósseo circunvizinho. Os sistemas escolhidos são: o primeiro, com hexágono interno e parafuso de fixação para o pilar, sendo o implante cônico escalonado e rosqueável (Frialit- 2® ). O segundo, um implante cônico e rosqueável , com encaixe interno do tipo cônico e pilar de corpo único, rosqueado diretamente no implante (Ankylos®). Sobre ambos foram confeccionadas coroas com as mesmas dimensões e submetidas à mesma situação óssea, já que se utilizou uma mesma imagem tomográfica de mandíbula posterior para realizar as simulações. As tensões analisadas foram geradas a partir de uma carga de 100N, dividida em 2 pontos com 50N, e aplicadas na cúspide vestibular desse molar. Os resultados mostraram concentrações maiores de tensões junto ao pescoço do implante de encaixe cônico e junto à interface osso-implante na região cortical do sistema com hexágono interno.
Descrição
Palavras-chave
Implante dentario, Resistencia a tração, Elasticidade
Citação
QUARESMA, S. E. T. Distribuição de tensões em dois sistemas de implantes osseointegrados com conexão interna: avaliação pelo método de elemento finito. 2003. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2003.