Análise histológica comparativa da eficácia dos plasmas rico e pobre em plaquetas no aceleramento da reparação do tecido mole formado sobre alvéolos dentários humanos

Resumo
Na literatura existem muitos trabalhos que comprovam a capacidade do plasma rico em plaquetas (PRP) acelerar e incrementar o processo de reposição óssea, mas os que investigaram essa ação em alvéolos dentários humanos e, principalmente em tecidos moles bucais, ainda são em pequeno número. Por outro lado, existe nítida carência de pesquisas destinadas a analisar se o plasma pobre em plaquetas (PPP), mais adequadamente denominado plasma rico em fibrinogênio (PRF}, que é geralmente desprezado quando do preparo do PRP, também favorece a reparação de tecidos bucais. O objetivo do presente estudo foi comparar, por análise histológica, a reparação do tecido mole coletado 28 dias após o preenchimento de alvéolos dentários com PRP ou com PPP ou de forma natural pelo coágulo sangüíneo (controle), imediatamente após exodontias processadas nas mesmas arcadas dentárias de sete pacientes selecionados, totalizando 36 alvéolos. Os resultados mostraram, pela comparação com os controles, que principalmente o PPP, mas também o PRP, aceleram o processo de reparação tecidual da gengiva.
Descrição
Palavras-chave
Plaquetas, Fibrina, Implantes dentais
Citação
OLIVEIRA, S. H. F. Análise histológica comparativa da eficácia dos plasmas rico e pobre em plaquetas no aceleramento da reparação do tecido mole formado sobre alvéolos dentários humanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2005.