O conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do ensino médio

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Data
2021
Autores
Namen, Fernanda Garcia; Rocha, Mariana de Melo
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Editor
UNISA
Resumo
O estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto com o ensino, ao mesmo tempo buscou na Biologia conhecer a Botânica e suas áreas de estudo. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conteúdo de Botânica especificamente a classificação e biodiversidade das plantas em três livros didáticos usados no ensino médio. Para tanto, utilizou-se de cinco postos-chaves que foram comparados nos 3 livros do segundo ano do ensino médio analisados. Foi possível observar que o livro Biologia (volume 2) possui pequenos textos com muitas imagens, os textos são objetivos e bem explicativos, já o livro Biologia Moderna (ano 2016) traz textos longos divididos em subcapítulos com poucas imagens, porém o assunto é tratado de maneira mais completa e objetiva, sem perder a qualidade e clareza das informações. O terceiro livro – Bio (volume 2) – apresenta conteúdo mais elaborado e específico, propõe uma atividade prática ao final de cada estudo com intuito de despertar o aluno e trazer o aprendizado para o dia a dia. Pode-se verificar que existe uma preocupação com a estética e a didática voltadas para uma comunicação visual moderna, que atrai os jovens para o conteúdo que se deseja ensinar.
Descrição
Palavras-chave
Vírus, Livro didático, Infecção viral
Citação
NAMEN, F. G.; ROCHA, M. M. O conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do ensino médio. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.