Análise comparativa das alterações cardiocirculatórias, do cortisol e das catecolaminas endógenas nas cirurgias de levantamente do seio maxilar, soba a ação do Óxido Nitroso

Resumo
Este estudo teve a finalidade de avaliar as alterações cardiocirculatórias, e os níveis sanguíneos das catecolaminas endógenas e do cortisol de pacientes submetidos à cirurgia de levantamento de seio maxilar, sob a ação do Óxido Nitroso e oxigênio ou sedação enteral com midazolam. Dez pacientes com idade entre 30 e 56 anos, normotensos, foram submetidos a duas cirurgias de levantamento de seio maxilar bilateralmente, sendo que em uma das cirurgias a sedação foi realizada com o Óxido Nitroso e na outra a sedação enteral com o midazolam. Os parâmetros cardiovasculares como a Pressão Arterial Sistólica, Pressão Arterial Diastólica, Pressão Arterial Média, Freqüência cardíaca e oximetria foram avaliados nos períodos pré, trans e pós operatórios nos seguintes tempos:FO (período basal); F1-preparo do paciente (por 15 minutos) ... até F19 (aos dez minutos após o término da cirurgia). As coletas das amostras de sangue foram realizadas nos tempos FO (controle), F2(colocação do escalpe), F15(remoção do bloco de enxerto) e F19 (por 1 O minutos após o termino da cirurgia). A análise individualizada de cada grupo durante os períodos pré, trans e pós operatórios foi debatida através da análise de variância (ANOVA). Quando as diferenças foram significantes o teste de Tukey foi aplicado para estes resultados. A análise comparativa entre os grupos A (sedação com oxido nitroso e oxigênio) e B (sedação oral com midazolam) foi debatida através do teste t de student. Durante os procedimentos cirúrgicos não ocorreram alterações clínicamente importantes e estatísticamente significantes dos parâmetros cardiovasculares. A freqüência cardíaca foi o parâmetro que sofreu as maiores alterações, ao longo do tempo, em ambos os grupos. Apresentou valores mais elevados no grupo B, acompanhando as análises estatísticas. A PAS, PAD, PAM e SP02 apresentram valores mais elevados no grupo A. Os níveis de cortisol e catecolaminas endógenas (epinefrina, norepinefrina e dopamina) foram mais elevados no grupo A.
Descrição
Palavras-chave
Óxido nitroso, Midazolam, Cortisol
Citação
MORATTI, F. J. Análise comparativa das alterações cardiocirculatórias, do cortisol e das catecolaminas endógenas nas cirurgias de levantamente do seio maxilar, soba a ação do Óxido Nitroso. 2006. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2006.