Avaliação da densidade óssea ao redor dos ápices dos implantes através de colorização e histogramas obtidos com auxilio de radiologia digital

Resumo
Este estudo utilizou-se da radiologia digital para a análise da densidade óssea ao redor dos implantes osseointegrados após a instalação dos mesmos em 9 pacientes com a "Técnica de Summers" (Levantamento Atraumático do Seio Maxilar). As análises da densidade óssea foram obtidas através do sistema CDR-SCHICK® de radiologia digital, onde histogramas capazes de quantificar numericamente esta densidade puderam demonstrar tanto a eficácia da "Técnica de Summers", quarto à eficiência da radiologia digital. Desta forma esta nova tecnologia fornece um instrumento não invasivo de constatação do sucesso do procedimento e ao mesmo tempo é uma ferramenta valiosa na preservação dos implantes instalados. Dos 9 pacientes incluídos neste estudo somente em um deles a colorização por densidade não identificou a presença de tecido ósseo na região, porém a análise do histograma sugeriu que, sim, havia presença de tecido com densidade semelhante ao do osso. Em um segundo paciente pode-se observar através da colorização o tecido ósseo, mas o histograma apresentou como um decréscimo de densidade na referida região. A análise estatística foi significante entre o momento inicial (controle) e de reabertura (densidade 2) dos implantes.
Descrição
Palavras-chave
Odontologia, Densidade óssea, Próteses e implantes
Citação
TUNCHEL, S. Avaliação da densidade óssea ao redor dos ápices dos implantes através de colorização e histogramas obtidos com auxilio de radiologia digital. 2003. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2003.