Alterações ósseas mandibulares após administração de toxina botulínica em músculos mastigatórios em ratos: revisão sistemática

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Rebouças, Deyvid da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Introdução: A toxina botulínica tipo A (BTX-A) diminui a contração muscular e é comumente utilizada na clínica para distúrbios musculares, disfunção temporo-mandibular (DTM), alívio de dores e com finalidade cosmética da face. Contudo, esta redução na atividade muscular pode provocar alterações esqueléticas, conforme observado em estudos com animais. Objetivo: realizar uma revisão sistemática para investigar alterações ósseas mandibulares após administração de BTX-A nos músculos da mastigação. Materiais e métodos: A revisão sistemática foi orientada pelas recomendações PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). O processo de revisão foi realizado por meio de uma busca sistemática em quatro bases de dados eletrônicas (PubMed, Scopus, Web of Science, e Cochrane Library) e busca manual nas referências bibliográficas dos estudos incluídos. Resultados: A busca resultou em 28 trabalhos, eliminou-se 21 que não apresentavam os critérios de inclusão. 7 estudos foram avaliados e analisados por 2 avaliadores. A avaliação do risco de viés dos estudos incluídos foi realizada de forma independente, por meio da ferramenta Systematic Review Centre for Laboratory animal Experimentation (SYRCLE’s). Todos os estudos foram considerados com alto risco de viés. Tabulou-se os dados relevantes de cada estudo com o Formulário de dados empregado. Pesquisou-se as alterações do peso corpóreo e muscular, mensurações cefalométricas, densidade óssea mandibular, espessura da cortical óssea e espessura do trabeculado ósseo após o uso de BTX-A. Conclusão: Os estudos em animais apontam alterações esqueléticas e musculares após administração da neurotoxina, mesmo um único uso, que pode resultar em perda óssea a curto e longo prazo das estruturas mandibulares.
Descrição
Palavras-chave
Toxina botulínica, Crescimento craniofacial, Mandíbula
Citação
REBOUÇAS, D. S. Alterações ósseas mandibulares após administração de toxina botulínica em músculos mastigatórios em ratos: revisão sistemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.