Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos

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Data
2016
Autores
Campos, Regina Célia Passos Ribeiro de
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Editor
CRV
Resumo
O que os professores precisam saber sobre o estudante cego ou com baixa visão que possa contribuir com a transformação da escola em escola inclusiva? A história das pessoas com deficiência esteve, durante muito tempo, marcada pela invisibilidade, como a história das mulheres, dos negros, dos índios, dos ciganos, dos indigentes, história sem rostos, sem registros, sem destaque. Os rótulos de incapacidade, inabilidade e dependência foram construídos secularmente com base no elemento biológico como único princípio determinante de uma espécie de “autorização social” para que o sujeito pudesse manter laços de convivência, constituição de uma família e/ou produção efetiva no mundo do trabalho. Ainda hoje esses princípios e valores estão arraigados em nossa cultura e teimam em manter esses rótulos sobre, nós, pessoas com deficiência.
Descrição
Palavras-chave
Deficiência Visual, Inclusão Escolar, Educação, Pedagogia
Citação
CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro de. Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos. Curitiba: Editora CRV, 2016