Avaliação da reparação óssea em mandibula de coelhos utilizando biocerâmica fosfocálcica bifásica micromacroporosa de hidroxiapatita e beta tricálcio fosfato (Osteosynt)

Resumo
Este experimento animal avaliou o preenchimento de defeitos ósseos comparando a utilização de biocerâmica de hidroxiapatita associada à beta tricálcio fosfato (HA/􀀅TCP) com osso autógeno e coágulo sanguíneo como grupo controle quanto à biocompatibilidade, imunogenicidade capacidade osteoindutora, osteoindutora e osteogênica. O experimento baseou-se na realização de 3 defeitos críticos na mandíbula de 11 coelhos da raça New Zeland. Os defeitos foram preenchidos respectivamente com a biocerâmica de HA/(3TCP, osso autógeno, coletado e triturado durante a realização dos defeitos e coagulo sanguíneo. Foi realizada a eutanásia dos animais após o período de 90 dias sendo as amostras coletadas e encaminhadas para exame histomorfológico. A luz do microscópio foi observada a presença de osteoblastos, osteoclastos, osteócitos associados ou não com a presença de osso maduro ou imaturo. Todos os materiais estudados apresentaram neoformação óssea em todos os casos, com presença de osso maduro e imaturo. Quanto à presença de material residual de biocerâmica de HA/􀀅TCP o mesmo foi encontrado em 7 das 11 lâminas. A biocerâmica de HA/(3TCP mostrou ser um substituto ósseo biocompatível, imunogênico com características osteoindutoras e osteocondutoras, acelerando o processo de neoformação óssea quando comparado ao osso autógeno, porém, sem apresentar características osteogênicas, sendo indicado em casos de preenchimento de defeitos nas áreas de cirurgia buco maxila facial e implantodontia, com segurança e eficácia.
Descrição
Palavras-chave
Beta tricálcio fosfato, Enxerto, Biomateriais, Beta tricálcio fosfato, Enxerto, Biomateriais
Citação
FRANCESCHINI NETO, F. Avaliação da reparação óssea em mandibula de coelhos utilizando biocerâmica fosfocálcica bifásica micromacroporosa de hidroxiapatita e beta tricálcio fosfato (Osteosynt). 2008. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2008.