Uso pré-operatório de rofecoxib comparado com diclofenado de sódio em pacientes submetidos a cirurgia de implantes osseointegrados. Estudo comparativo em humanos

Resumo
O processo inflamatório é uma resposta imediata do organismo, que se estende por um determinado período e termina com a reparação do tecido. Para minimizar esse processo, criaram-se drogas chamadas AINES, que modulam o fenômeno inflamatório sem tirar a capacidade reparacional fisiológica. Quando a inflamação ultrapassa os benefícios gerados por ela, administra-se drogas antiinflamatórias. O objetivo deste trabalho é comparar a efetividade e tolerabilidade do Diclofenaco de Sódio com o Rofecoxib em cirurgias para colocação de implantes dentários. O estudo clínico foi conduzido com amostra de 40 indivíduos com idade média de 44 anos. Os pacientes foram divididos em dois grupos, Diclofenaco de Sódio e Rofecoxib, e receberam um comprimido de 50mg de Diclofenaco de Sódio (n=20), três vezes ao dia, durante três dias, e um comprimido de 50mg de Rofecoxib (n=20), um ao dia, durante três dias. Todos os pacientes foram medicados com antibioticoterapia. As medicações foram iniciadas uma hora antes da cirurgia para permitir níveis sanguíneos satisfatórios. Para avaliar a efetividade das drogas em estudo, analisamos o comportamento da dor no período de 6, 8 12, 24, 48 e 72h, através de uma escala de dor (Lickert), com score de O a 4 pontos, avaliação global do medicamento após 72h, presença de edema, efeitos adversos e necessidade de medicação de resgate. Os resultados clínicos demonstraram que, em relação à intensidade da dor, Rofecoxib apresentou eficácia terapêutica semelhante ao Diclofenaco de Sódio. Para os efeitos adversos, Rofecoxib manifestou resultados melhores do que Diclofenaco de Sódio, com diferença estatisticamente significativa. Já para a redução do edema e para a necessidade de medicação de resgate não houve diferença estatística significativa entre os medicamentos. Na avaliação global após 72h, os pacientes foram unânimes quanto à aceitação do Rofecoxib. Os efeitos terapêuticos das drogas estudadas coincidem com o constatado na literatura, em relação à inibição de COX 2 e os efeitos adversos da COX1.
Descrição
Palavras-chave
Inflamação, Antiinflamatórios não-esteróides, Implantes Dentários
Citação
MUNHOZ, F. L. Uso pré-operatório de rofecoxib comparado com diclofenado de sódio em pacientes submetidos a cirurgia de implantes osseointegrados. Estudo comparativo em humanos. 2004. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2004.