Avaliação das propriedades mecânicas de resinas à base de metacrilato de metila enriquecido com nanomontmorilonita carregada com metronidazol ou clorexidina

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Grassia Júnior, Régis Cléo Fernandes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência à flexão (RF), o módulo flexural (MF) e a dureza Knoop (DK) de resinas de metacrilato de metila (MMA) enriquecidas com nanomontmorilonita (MMT) carregadas com metronidazol ou clorexidina. MMA quimicamente ativado (VIPI Flash) foi utilizado como matriz resinosa padrão, sendo confeccionados 3 grupos de acordo com a presença dos complexos antimicrobianos: Controle (C) - Não recebeu nenhuma nanopartícula; MMA/MMT/Metronidazol (MMM)– Recebeu 5% em peso de MMT carregada de metronidazol, equivalente a uma concentração final de 0,5% de metronidazol e MMA/MMT/Clorexidina (MMC) - Recebeu 5% em peso de MMT carregada de clorexidina, obtendo-se uma concentração final de 0,5% de clorexidina. Trinta e seis amostras (n=12) foram confeccionadas na seguinte dimensão: 65 x 10 x 4 mm (comprimento x largura x altura) e armazenadas durante 24 h a 37°C. Após esse período, RF e MF foram analisados em máquina de ensaio universal (DL 500 - EMIC) a velocidade de 1 mm/min, em seguida a DK foi aferida em microdurômetro (Shimadzu). Os dados de RF, MF e DK foram analisados estatisticamente pelo teste ANOVA a 1 fator (ANOVA one way) (composição da resina) e em seguida pelo teste de Tukey (α=0,05). Os resultados mostraram que MMC não obteve valores de RF (119,2 MPa), MF (5,0 GPa) e DK (41,8 KHN) diferentes dos valores de RF (120,2 MPa), MF (5,3 GPa) e DK (45,5 KHN) de C. Entretanto, MMM obteve menores valores de RF (16,9 MPa), MF (0,7 GPa) e DK (14,1 KHN) que C e MMC. A clorexidina não alterou as propriedades mecânicas da resina de MMA, enquanto que o Metronidazol reduziu.
Descrição
Palavras-chave
Materiais dentários, Dureza, Montmorilonita
Citação
GRASSIA JÚNIOR, R. C. F. Avaliação das propriedades mecânicas de resinas à base de metacrilato de metila enriquecido com nanomontmorilonita carregada com metronidazol ou clorexidina. 2019. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.