Avaliação da infecção in vitro de trypanosona thelieri e trypanosona theileri-like em monocamada de células embrionárias e rhipicephalus microplus (canestrini) (acari: ixodidae)

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Manhães, Íngridi Braz de Oliveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Os tripanossomatídeos apresentam uma grande diversidade de hospedeiros, infectando animais invertebrados e vertebrados de praticamente todas as ordens. A espécie tipo do subgênero Megatrypanum é Trypanosoma theileri, que infecta bovídeos (domésticos e silvestres) e em búfalos, foi descrita a infecção por T. theileri-like. Têm como vetores naturais os tabanídeos voadores e hipoboscídeos. Os carrapatos são artrópodes ectoparasitas, hematófagos altamente especializados em se alimentar de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios. A família dos carrapatos ixodídeos é a mais importante economicamente no âmbito médico e veterinário. Rhipicephalus microplus é uma espécie de carrapato monoxeno que possui o bovino como principal hospedeiro. Foi realizada a avaliação do crescimento e diferenciação de T. theileri (CBT 114) e T. theileri-like (CBT 253) em monocamada de células embrionárias de R. microplus e em meio axênico L15. As formas amastigotas foram avaliadas pela microscopia de fluorescência com marcação de DAPI e faloidina e na microscopia eletrônica de transmissão. O cultivo de Trypanosoma theileri e T. theileri-like com células embrionárias de Rhipicephalus (Boophilus) microplus foi bem-sucedido, embora este carrapato não seja o vetor específico destes protozoários. A fim de confirmar o papel de R. (Boophilus) microplus como agente vetorial desses hematozoários, se faz necessário estabelecer a capacidade do carrapato em suportar o crescimento e multiplicação de Trypanosoma. Trypanosoma theileri e Trypanosoma theileri-like invadiram e permaneceram ativos nas culturas, propondo que possa haver a transmissão destes pelo carrapato R. microplus. O resultado do estudo realizado sobre estes protozoários em carrapatos, pode se tornar uma ferramenta para avaliação da adaptabilidade do hospedeiro invertebrado, bem como apresentar informações da relação parasita-hospedeiro, indo além da denominação de hospedeiro paratênico.
Descrição
Palavras-chave
Trypanosoma theileri, Rhipicephalus microplus, Células embrionárias
Citação
MANHÃES, Íngridi Braz de Oliveira . Avaliação da infecção in vitro de trypanosona thelieri e trypanosona theileri-like em monocamada de células embrionárias e rhipicephalus microplus (canestrini) (acari: ixodidae). Queiroz, Íngrid Braz de Oliveira. 2019. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.