Comparações entre protetores buco dentários e a proteção para tecidos duros, moles e próteses unitárias implanto suportadas

Imagem de Miniatura
Data
2002
Autores
Motta, Luiz Fernando Guimarães
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A ausência de dentes em adolescentes ou em adultos jovens, geralmente tem uma das seguintes origens: ausência congênita do germe, perda por exodontia, ou ainda devido à perda por traumatismo. Com o aprimoramento das técnicas e desenhos dos implantes, surgiu a possibilidade de instalação de próteses unitárias implanto suportadas para suprir as necessidades desses pacientes. Considerando-se que os adolescentes e os adultos jovens geralmente são indivíduos praticantes ou aptos a praticar esportes, é fundamental que eles recebam proteção buco dentária ao participarem dessas atividades. Este estudo teve a finalidade de revisar a literatura para verificar como as publicações se referem à proteção que os diferentes tipos de protetores buco dentários oferecem para os tecidos duros, moles e para as próteses unitárias implanto suportadas. Concluiu-se que todos os tipos de protetores buco dentários proporcionam alguma proteção, sendo os fabricados a partir do modelo individualizado do paciente, os mais efetivos. Concluiu-se também que o sucesso do implante está diretamente relacionado à manutenção da osseointegração e portanto deve-se lançar mão de todos os meios para evitar que estímulos externos, como traumas, atingindo tecido moles, duros ou a própria prótese, venham a prejudicá-la. Recomenda-se aos implantodontistas a indicação dos protetores buco dentários aos pacientes que receberam próteses implanto suportadas, que sejam praticantes de atividades esportivas institucionalizadas ou de lazer.
Descrição
Palavras-chave
Odontologia, Dente, Prótese dentária
Citação
MOTTA, L. F. G. Comparações entre protetores buco dentários e a proteção para tecidos duros, moles e próteses unitárias implanto suportadas. 2002. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2002.