Estudo clinico e histológico da utilização de uma lâmina reabsorvivel de colágeno bovino na interface periósteo e enxerto ósseo, na técnica de levantamento de seio maxilar

Resumo
Este trabalho foi realizado afim de demonstrar por intermédio de pesquisa clínica e verificação histológica, na técnica de levantamento de seio maxilar, se uma lâmina reabsorvível de colágeno bovino, colocada na interface do periósteo do retalho com o enxerto ósseo, tem aplicação clínica. Este trabalho foi efetuado em 8 pacientes com indicação cirúrgica de levantamento de seio maxilar e foram utilizados como enxerto, osso liofilizado associado a hidroxiapatita. No momento da sutura, dividimos estes pacientes em 2 grupos: 4 pacientes foram suturados usando na interface de seu periósteo com o enxerto uma lâmina de colágeno bovino e 4 pacientes foram suturados com o retalho com periósteo recobrindo diretamente o enxerto. Os resultados obtidos após 8 meses de reparação óssea e tecidual foram os seguintes: o colágeno bovino não demonstrou ser eficiente na função de isolar o enxerto de uma invasão fibroblástica proveniente do periósteo, mas mostrou ter capacidade de diminuir a reação inflamatória local dos tecidos, pois conseguiu manter os materiais sintéticos do enxerto ósseo isolado da reparação tecidual do periósteo, por tempo suficiente para não formar uma reação granulomatosa de corpo estranho, a qual foi observada em 50% do grupo de controle, onde não foi utilizada esta membrana de colágeno. Não houve diferença na reparação óssea dos dois grupos neste trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Seio maxilar, Colágeno, Histologia
Citação
SORATTO, A. L. Estudo clinico e histológico da utilização de uma lâmina reabsorvivel de colágeno bovino na interface periósteo e enxerto ósseo, na técnica de levantamento de seio maxilar. 2004. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2004.