Estudo comparativo da estabilidade de implantes imediatos e tardios instalados em enxerto alógenos realizados em tibias de coelhos

Imagem de Miniatura
Data
2009
Autores
Fraguas, Erica Hohlenwerger
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar e comparar a estabilidade de implantes instalados nos momentos cirúrgicos imediato e tardio em enxertos alógenos frescos e congelados tipo onlay, em tíbias de coelhos. Para isso, utilizou-se a análise da frequência de ressonância e o torque de remoção. A calota craniana de cinco coelhos foi a área doadora dos aloenxertos. Dez coelhos, fêmeas, da raça Nova Zelândia receberam quatro aloenxertos nas mesmas dimensões, dois em cada tíbia. Os animais foram selecionados aleatoriamente e as tíbias alternadas de forma que as que receberam implantes de superfície tratada após 84 dias (12 semanas) de reparação dos aloenxertos foram denominadas de grupo 1 e as que receberam os implantes imediatamente com os enxertos foram designadas de grupo 2. Ambos os grupos foram acompanhados por 126 dias (18 semanas). Nos implantes proximais de cada grupo, avaliou-se a frequência de ressonância nos Dias 0 e 126 e nos distais, o torque de remoção no Dia 126. Nos grupos 1 e 2 foi observado um aumento dos valores da frequência de ressonância do Dia 0 ao Dia 126, sendo estatisticamente significante tanto para o grupo 1 (p= 0,0368) quanto para o grupo 2 (p= 0,0106). Quando se comparou a frequência de ressonância primária, a secundária e o ganho de estabilidade entre estes dias, não houve diferença estatística entre os grupos. A análise do torque de remoção revelou diferença estatisticamente significante entre os grupos 1 e 2 (p= 0,0341). Concluiu-se que houve um aumento da estabilidade nos grupos estudados de acordo com a análise da frequência de ressonância. Os implantes instalados tardiamente em enxertos alógenos frescos e congelados apresentaram uma maior força de cisalhamento, segundo o torque de remoção.
Descrição
Palavras-chave
Implantes dentários, Transplante homólogo, Osseointegração
Citação
FRAGUAS, E. H. Estudo comparativo da estabilidade de implantes imediatos e tardios instalados em enxerto alógenos realizados em tibias de coelhos. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2009.