Eficiência do tratamento de superficie em zircônia parcialmente estabilizada por Íria e da utilização do primer signum zirconia bond na resistência de união da interface zircônia-cimento

Resumo
No intuito de aumentar a adesão entre cimento e zircônia, métodos alternativos foram e estão sendo desenvolvidos e estudados, dentre eles, os mais conhecidos são o jateamento com óxido de alumínio (JAT) e o Rocatec, jateamento com óxido de alumínio revestido por sílica (ROC). Recentemente foi lançado no Mercado, um novo primer específico para zircônia, o Signum Zircônia Bond (SZB). Este primer melhoraria a adesão da zircônia aos cimentos resinosos usados em odontologia. O objetivo do estudo foi verificar a influência do tratamento de superfície e da presença de primer SZB em relação a resistência de união entre cimento e zircônia parcialmente estabilizada por ítria (Y-TZP). Para tanto, foram confeccionados 60 corpos de prova de zircônia medindo 7 mm de comprimento, 7 mm de largura e 3 mm de espessura cada corpo de prova. Foram avaliados três tratamentos de superfície: jateamento com óxido de alumínio pré-sinterização (OPre), Rocatec Soft antes (RPre) e após-sinterização final da zircônia (RPos), e também, quanto a presença ou não de SZB. Todos os corpos de prova foram cimentados com Panavia F. A resitência de união (RU) foi avaliada através de teste de cisalhamento com dispositivo de padronização da SDI (Southern Dental Industrie) em uma máquina de ensaios universal (Kratos), com velocidade de 0,5 mm/min. Os dados foram avaliados utilizando Kruskal-Wallis/Mann-Whitney (α=0,05). Médias (DP) de RU sem a utilização de SZB: OPre: 5,5 (0,9) Ba; RPre: 4,0 (1,4) Bb; RPos: 5,0 (0,5) Bab. Médias (DP) de RU com a utilização de SZB: OPre: 7,9 (1,5) Aab; RPre: 6,7 (2,3) Ab; RPos:9,0 (1,2) Aa. Foi possível observar também que 97% das falhas encontradas na análise do modo de fratura apresentaram-se como falhas adesivas entre cimento e zircônia, 3% como mistas e nenhuma falha coesiva em cimento. A utilização do primer aumentou a resistência de união cimento/zircônia independentemente do tratamento de superfície realizado, além disso, o grupo tratado com Rocatec pós-sinterização e a aplicação do primer, obteve maiores valores de resistência de união quando comparados aos demais gupos do estudo.
Descrição
Palavras-chave
Adesivos dentinários, Cerâmica, Zircônio
Citação
OLIVEIRA, R. P. Eficiência do tratamento de superficie em zircônia parcialmente estabilizada por Íria e da utilização do primer signum zirconia bond na resistência de união da interface zircônia-cimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2014.