Avaliação de um sistema de monitorização portátil do retorno anestésico baseado em análise de movimento em caninos e felinos

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Checchinato, Daniel
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A monitorização contínua de sinais vitais durante o período anestésico e sua recuperação é uma atividade de grande importância, uma vez que consegue aumentar a margem de segurança para o animal. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar um sistema de monitorização portátil do retorno anestésico baseado em análise de movimento em pequenos animais por meio de um sistema via Wi-Fi de rápida aplicação e pouco dispendioso, para a aquisição digital de sinais vitais. O dispositivo utilizado foi constituído de um sistema BITalino R-IoT e conectado ao computador, via Wi-Fi. Após a colocação deste dispositivo no animal, procede-se à aquisição, em tempo real, e a análise dos sinais mensurados. Foram avaliados 12 animais, sendo 6 caninos pesando entre 5 a 20 kg e 6 felinos pesando 3 a 5 kg, com idade estimada de 6 meses a 3 anos e consideradas ASA I (Associação Americana de Anestesiologia). Os animais foram separados em 2 grupos (6 animais/grupo), sendo os grupos divididos grupo C (caninos) e o grupo F (felinos). Ambos os grupos seguem o protocolo de anestesia de rotina. Colocou-se um aparelho com fita em forma de coleira ao redor do pescoço, medindo as movimentações feitas no período de 1 minuto. Em cada animal foram feitas 5 medições, a primeira (M1) com o animal livre de qualquer fármaco, a segunda (M2) após 15 minutos da aplicação das medicações preanestésicas, a terceira (M3) realizado no momento da extubação, a quarta (M4) realizada após 30 minutos da extubação e a quinta e ultima (M5) após 120 minutos da extubação. Os resultados demostraram que os animais responderam de formas diferentes, iniciando no M1 na media de 662 pontos, caíram para 223 pontos em M2 (com a medicação pré anestesia) e retornando a sua normalidade ao M4 (120 minutos pós a extubação), sendo que somente o grupo dos felinos caíram mais na medicação pré anestésica (MPA) e tiveram uma excitação em M3 (após 30 minutos da extubação) maior do que antes da primeira medição se normalizando nos M5 (120 minutos após a extubação). Os dados obtidos demonstraram a capacidade do aparelho BITalino em detectar as variações, na movimentação e sinais vitais dos animais em questão; além de ser de fácil montagem e aplicação na rotina cirúrgica. As funções de avaliação de temperatura e ECG necessitam ser aprimoradas.
Descrição
Palavras-chave
Monitorização, Movimento, Analgesia
Citação
CHECCHINATO, D. Avaliação de um sistema de monitorização portátil do retorno anestésico baseado em análise de movimento em caninos e felinos. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.